Formação Inicial de Professores de Educação Física, Mídia Televisiva e Outros Estruturantes Tecnológicos: Um Estudo de Caso Educacional Amparado Pela Teoria Crítica 

Por: Fernando Dias de Oliveira.

144 páginas. 2015 15/07/2015

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo assume a abordagem metodológica qualitativa de caráter descritivo e é delineado através de um estudo de caso educacional, amparado pela Teoria Crítica. O objetivo geral desta pesquisa é investigar e discutir de que modo a mídia televisiva e outros estruturantes tecnológicos estão sendo tematizados nos cursos de formação inicial de professores de Educação Física. De forma específica, esta pesquisa objetiva investigar e discutir sobre: i) a importância da formação e atuação de professores de educação física, na perspectiva crítica; ii) a forma com que a indústria cultural se apropria e ressignifica os elementos da cultura corporal de movimento; iii) a necessidade da existência de debates durante os cursos de formação inicial de professores de educação física sobre as influências da mídia televisiva e de outros estruturantes tecnológicos na sociedade; iv) o papel do uso da mídia televisiva e de outros estruturantes tecnológicos nas aulas de educação física na educação básica. O marco teórico ergue-se em meio aos seguintes campos: Teoria Crítica, profissionalização docente, formação de professores de educação física, mídia televisiva e outros estruturantes tecnológicos. No delineamento do estudo de caso foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto a 7 professores de educação física em atuação no ciclo II do Ensino Fundamental, na Secretaria Municipal de Educação da cidade de Barueri, escolhidos sob determinado critério de seleção. No decorrer do processo investigativo, também foi realizada a análise dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas em que os sujeitos de pesquisa lecionam, da Proposta Curricular empreendida pelo município em questão e das diretrizes da área de educação física para a formação de professores. A análise destes dados, organizada pelo estabelecimento de categorias de análise, permitiu compreender que a formação inicial do professor de Educação Física não contempla, com a devida propriedade, a temática abordada neste estudo: a integração e a reflexão crítica sobre a mídia televisiva e outros estruturantes tecnológicos, no contexto da prática docente. Em convergência com tal cenário, os achados da pesquisa também sinalizam – no âmbito da rede municipal de educação em tela –, a fragilidade de políticas públicas de formação continuada de professores de Educação Física voltadas a tal temática, traduzida na ausência da oferta de cursos e/ou programas de formação voltados ao uso pedagógico dos estruturantes tecnológicos.

Endereço: http://www.repositorio.unifesp.br/handle/11600/39247

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.