Formação Inicial de Professores de Educação Física: Um Olhar Para o Estágio Curricular Supervisionado

Por: , Ana Luiza Barbosa Anversa, Bruna Solera, Luciane Cristina Arantes da Costa, Patric Paludett Flores, Vânia de Fátima Matias de Souza e Yedda Maria da Silva Caraçato.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.17 - n.1 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução: analisar o papel do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na formação inicial de professores de Educação Física implica em entender que o conhecimento pedagógico especializado se legitima na prática, e, mais do que no conhecimento das disciplinas, compreende os procedimentos de transmissão, de forma complexa e desafiadora, dos conhecimentos da cultura corporal de movimento. Nesse sentido, esta Objetivo: verificar, a partir da perspectiva de estudantes-estagiários, a organização e relevância da realização do ECS, bem como, a compreensão didático-pedagógica que esses apresentam com relação à realização desse primeiro contato com o ambiente escolar. Métodos: participaram deste estudo qualitativo, trinta e cinco acadêmicos de uma instituição pública do norte do estado do Paraná/Brasil. As informações levantadas decorreram dos relatórios finais apresentados na disciplina de ECS I. Resultados: da análise das informações coletadas emergiram-se duas categorias de apresentação dos resultados: a) organização e estrutura da disciplina de ECS I e b) significados do ECS I para a formação docente. Na primeira categoria, os participantes destacam que a carga horária das ações do ECS possui caráter excessivo frente aos demais componentes curriculares, porém entendem que tal processo se faz necessário pois possibilita uma efetivação da relação teoria e prática. Na segunda, revelam que o ECS auxilia na reflexão contínua do futuro professor para com o exercício da sua profissão, traduz-se em uma ação educativa a partir da práxis, torna-se meio de socialização profissional, e, possibilita a reflexão das amarras entre a profissão e a escola. Conclusão: entende-se que o estágio se configura como um dos componentes essenciais na lapidação do processo inicial de construção do ser professor em suas mais diversas facetas para o contexto escolar dentro da formação de professores de Educação Física.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/20107

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.