Formação Inicial e Atuação Profissional em Educação Física a Dança em Questão
Por: Mônica Caldas Ehrenberg e Rita de Cassia Fernandes Miranda.Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.32 - n.3 - 2018
.Resumo
Este trabalho de natureza descritiva investigou as interfaces dos conhecimentos da dança na formação inicial e na atuação profissional em Educação Física em cursos de Licenciatura do Estado de São Paulo. Participaram da pesquisa vinte professores atuantes da área. Foram utilizados o questionário e a análise documental dos programas das disciplinas relacionadas a dança de quatro Instituições de Ensino Superior aos quais os sujeitos foram submetidos em suas formações iniciais. Os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo e os resultados indicaram os conhecimentos necessários à atuação profissional, possibilitando a tessitura de algumas relações entre a formação e a atuação profissional. Destacamos ser necessário apresentar com clareza os processos metodológicos e avaliativos que envolvem a dança, as vivências criativas, a contextualização dos significados históricos, culturais e sociais que a permeiam, elementos fundamentais na formação de futuros professores de Educação Física.
Endereço: http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170077
Tags: Artes, Currículo, Educação Superior, Linguagem