Resumo

Esse trabalho discute a formação continuada a partir dos saberes que norteiam a prática pedagógica dos professores de Educação Física Escolar no município de Pau dos Ferros/RN. Trata-se de uma discussão vivenciada no Projeto de Extensão intitulado “Formação Inicial e Formação Continuada em Educação Física Escolar Básica: Proposta de Elaboração de um Referencial Teórico Metodológico em Educação Física”, vinculado à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Departamento de Educação Física. Tem como objetivos contribuir para a compreensão da formação profissional e continuada, fazendo uma reflexão das práticas pedagógicas do(a) professor(a) do ensino básico da Educação Física Escolar; proporcionar discussões relacionadas à prática educativa docente na Educação Física, os saberes docentes presentes no saber fazer da ação pedagógica. O Projeto contempla três eixos: formação das experiências, formação inicial e formação continuada em Educação Física Escolar. Empregou-se um estudo do tipo descritivo com uma abordagem qualitativa, adotando como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Porém, os dados revelaram questões importantes como a identificação de práticas pedagógicas alinhadas aos saberes próprios da área e, também, fatos preocupantes, a ideia de que existe prática docente sem o devido conhecimento e formação em Educação Física. Assim, a extensão proporciona momentos de diálogo na revitalização de conceitos, práxis e sentidos no direcionamento da prática pedagógica mesclada por uma transformação do devir a ser e a fazer perpassada pelos saberes plurais que envolvem o ensino-pesquisa-extensão.

Referências

ARROYO, M. G. Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadores. Revista Educação e Sociedade. Campinas, v. 20, nº 68, p. 143 – 162, 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php. Acesso em 20/06/2018.

BRASIL. Secretaria de Educação. Lei n. 9.394 de Diretrizes e Bases para Educação Nacional. Brasília: MEC/SEF, Dezembro, 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2018.

BORGES, Cecília; DESBIENS, Jean-François (orgs.). Saber, formar e intervir para uma educação física em mudança. Campinas, SP: Autores Associados, 2005, pp.157-190.

BORGES, C. M. F. O professor de educação física e a construção do saber. Campinas: Papirus, 2010.

FREIRE. J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

PÁDUA, E. Metodologia da pesquisa: Abordagem Teórico-prática. 13. ed. São Paulo, SP: Papirus, 2007.

RODRIGUES, V. M. P.; PAIVA, K. R. de; VIEIRA, C. de S. J.; SILVA, M. I. da. Narrativas autobiográficas: tecendo caminhos da formação profissional em Educação Física. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 24, n. 261, p. 2-13, 2020.

SOEIRO, L. B.; OLIVEIRA, V. J. M. Os saberes-fazeres nos/dos/com os cotidianos do estágio de educação física na educação infantil. Refise, Limoeiro do Norte/CE, v. 2, n. 1, p. 102-117, dez. 2019.

TAFFAREL, C. N. Z. Educação física como área de conhecimento, campo de formação inicial e continuada e de atuação profissional: o que fazer em um período de destruição de forças produtivas? Refise, Limoeiro do Norte/CE, v. 1, n. 1, p. 8-30, nov. 2018.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e Formação Profissional. 15ª ed. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

TROJAN, R. M. Teoria e prática na formação docente: estudo das políticas educacionais brasileiras e cubanas. Práxis Educativa, UEPG, v.3, n. 1, p. 29-42, jan.- jun. 2008.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN). Formação Inicial e Formação Continuada em Educação Física Escolar Básica: Proposta de Elaboração de um Referencial Teórico Metodológico em Educação Física. Projeto de Extensão (PROEX). Departamento de Educação Física. UERN/Campus de Pau, agosto de 2018.

Acessar