Formação Inicial e Currículo na Educação Física Brasileira

Por: Caroline Broch, Fabiane Castilho Teixeira, e .

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Com o acelerado desenvolvimento da produção científica, resultado do crescimento dos cursos de graduação e pós-graduação no Brasil, a produção do conhecimento na área da educação física tem sido foco de diversos estudos, os quais apresentam preocupação com o que vem sendo produzido na área, tomando por foco diferentes eixos temáticos. O recorte dessa pesquisa centrou-se na análise da produção de conhecimento por meio de teses e dissertações sobre formação inicial e currículo em educação física no período de 1980 a 2012, com vistas ao mapeamento das características metodológicas, bem como das proposições para o cenário formativo. De caráter bibliográfico, a amostra final da pesquisa contou com 47 trabalhos, sendo 15 teses e 32 dissertações, que foram tratadas por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo. Verificou-se que a abordagem qualitativa, estudo de caso e as pesquisas descritiva e documental foram utilizadas com maior frequência. Os resultados evidenciaram que 83% das pesquisas são não-propositivas e 17% propositivas. No que se refere ao volume da produção sobre formação inicial e currículo, este apresentou pouca representatividade, principalmente quando comparamos com a amostra total de teses e dissertações. Conclui-se que há necessidade de desenvolvimento de teses e dissertações que foquem a formação inicial e currículo, especialmente ao considerar as mudanças curriculares e seu impacto para a área como um todo, bem como nota-se a importância da produção científica na área da Educação Física avançar nos estudos propositivos.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.