Formação Inicial e Perfil Profissional Docente : Um Estudo de Caso no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Por: Flaviane Predebon.

349 páginas. 2016 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

A presente tese se constitui em uma investigação de caráter qualitativo, no campo da formação de professores de Física e Matemática, no que tange aos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia - IF. Nesses termos, trata-se de um estudo de caso que abarcou três frentes. A primeira esteve relacionada aos intentos institucionais e proposições legais sobre as características e perfil do professor de Física e de Matemática formado no contexto do Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Concórdia. A segunda agregou uma investigação do entorno regional e de abrangência da referida instituição, demarcando informações acerca da realidade profissional docente nas escolas de Ensino Médio (mercado profissional), por meio da aplicação de instrumentos (questionários) com professores e dirigentes educacionais e buscando evidenciar exigências acerca da docência nessas unidades escolares. A terceira empenhou-se na compreensão das concepções e práticas dos futuros professores das licenciaturas do IFC Campus Concórdia, por meio de análises advindas de materiais aplicados (questionários) e produções escritas (relatórios de estágio) de estudantes e professores formadores. A problemática e o objetivo estiveram voltados a responder se, ao final do curso de licenciatura, as concepções e práticas dos futuros professores estavam de acordo ou não às características descritas na teoria institucional e, ao mesmo tempo, se estas refletiam o perfil de profissional desejado pelo mercado profissional. A pesquisa foi iniciada em março de 2012, sendo sua organização projetada na perspectiva de cinco diferentes etapas, desenvolvidas ao longo dos oito semestres que agregaram o curso de Doutorado e tomando a análise documental e a análise textual discursiva como metodologias para o tratamento dos dados. A primeira frente demarcou os princípios para a formação de professores nos IF, os quais se verificaram concordar com a teoria referencial de base e que serviram como categorias de análise e classificação dos dados e informações advindas das demais esferas investigadas. A investigação acerca do mercado profissional docente demonstrou que os maiores problemas que atingem as instituições de Ensino Médio investigadas possuem vieses da estrutura física, material, condições de trabalho e formação dos profissionais que lá lecionam, mostrando também carências no que tange as características de professor preteridas na atualidade. O perfil do professor, desde a terceira frente de investigação, fez emergir um marco de análises sobre a suficiência formativa dos sujeitos, demonstrando pontos fortes e deficitários de cada uma das licenciaturas em questão. As revisões bibliográficas e marcos de análise deram embasamento para a defesa de argumentos acerca de uma teoria sobre a natureza e a formação dos saberes dos professores, conferindo proximidade com os resultados diante das ""

Endereço: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/139574

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.