Formação Inicial e Práticas Docentes Inclusivas em Educação Física Escolar

Parte de Inclusão e Diferença . páginas 39

Resumo

Introdução

Nos últimos anos, em todo território nacional, ampliou-se a oferta de vagas e a democratização do acesso às escolas públicas de educação básica, com o aumento do quantitativo de alunos/as Público Alvo da Educação Especial (PAEE), que de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEE-EI), são as pessoas com deficiên- cia, transtorno global de desenvolvimento, altas habilidades e/ou superdota- ção (BRASIL, 2008). Esse crescimento, sem dúvida, representa um grande avanço para a escolarização dessas pessoas, principalmente se considerarmos que no Brasil até os anos de 1980, um passado recente, ainda sob o discurso da integração escolar, era recorrente a recusa da matrícula desses/dessas alu- nos/as, sob o argumento de que a escola não estava preparada para receber e trabalhar com esse público.

Se por um lado essas mudanças representam um avanço no cenário da educação brasileira, por outro, geraram muitos desafios para as escolas de educação básica e aos profissionais que nela atuam, bem como para os cursos de formação inicial e continuada de professores/as, especialmente das Universidades públicas que tem têm a responsabilidade de garantir a formação inicial de professores (BRASIL, 2009).