Formação Inicial Para o Trabalho Pedagógico com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Estudo do Curso de Educação Física/licenciatura/ufsm

Por: Rosenan Brum Rodrigues.

131 páginas. 2015 09/03/2015

Send to Kindle


Resumo

Este estudo teve o objetivo de investigar como se configura a formação inicial em Educação Física/Licenciatura da UFSM para o trabalho pedagógico com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, lançamos mão da análise documental do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), da matriz curricular, dos programas de disciplinas de Educação Física/Licenciatura/UFSM e da legislação educacional do País e do Rio Grande do Sul referente aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para, além, aplicamos questionários e realizamos entrevistas semiestruturadas com os acadêmicos do último semestre desse Curso. Os achados da pesquisa evidenciam o distanciamento entre a Universidade e a realidade escolar, a desintegração curricular e a ausência de uma disciplina obrigatória que trate da especificidade do trabalho pedagógico nos Anos Iniciais. Nesta direção, é fundamental uma reestruturação curricular que abarque todos os níveis e modalidades de ensino. Especificamente sobre os Anos Iniciais, entendemos que, para o trabalho com crianças, é necessário que se proponha uma perspectiva teórica que leve em conta os condicionantes históricos e sociais que constituem a vida de cada sujeito.

Endereço: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6727

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.