Formação Moral e a Representação Social: Futebol, Novas Mídias e Suas Conexões

Parte de Psicologia do Esporte, Desenvolvimento Humano e Tecnologias: o Que e Como Estudar . páginas 47 - 74

Resumo

De tempos em tempos a humanidade é sacudida por mudanças significativas – estruturais, contextuais e culturais - obrigando o homem a deslocar-se de uma zona segura, confortável e de pertença, para alojar-se em outras comunidades em busca de afiliação ou estabilização dos estados emocionais. 
Com mais ou com menos intensidade, desde os princípios da humanidade até a formação da sociedade pós-moderna, essas mudanças são provocadas pelo surgimento de novas tecnologias que transformam o homem e o mundo ao seu redor. No atual contexto o homem vive um momento singular de ajustamento às estruturas sociais e à cultura, dada a velocidade das novas descobertas tecnológicas as quais alteram as formas e os meios de comunicação e que influenciam diretamente suas interrelações pessoais. 
Para autores como Bandura (1977), Bronfenbrenner (2011), Erickson (1998), Freud (1996), Kohlberg (1992), Piaget (2007), Vygotsky (1991), entre outros, o sujeito constrói seu arquétipo de homem ideal, portanto, ético e moral, a partir da relação assimétrica com outro indivíduo que representa autoridade e poder para transmitir os valores morais desejáveis. Algumas pessoas fora do ambiente social mais próximo podem atuar como um ideal significativo nesse processo. Um líder, um modelo, que vai servir de base para sua orientação na vida adulta.

Acessar