Formação Pedagógica no âmbito da Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física

Por: Amanda Pires Chaves.

2014 12/10/2014

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Resumo

Este estudo tem como foco a formação pedagógica docente para o Ensino Superior no Stricto Sensu, de modo especial no Curso de Pós-Graduação em Educação Física. O problema da investigação é: Como se desenvolve a formação pedagógica dos alunos do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Londrina (UEL)? O objetivo geral desta pesquisa foi investigar as ações e propostas relacionadas ao desenvolvimento da formação pedagógica dos alunos do Curso de Pós-Graduação em Educação Física nestas instituições. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo exploratório-descritivo, com consulta a documentos da instituição, aplicação de questionário aos alunos regulares e entrevista semiestruturada com os coordenadores do Curso de PósGraduação Stricto Sensu Associado em Educação Física UEM/UEL, com o intuito de compreender como a formação pedagógica se desenvolve neste contexto. Com base em Minayo (2005), a análise dos dados se aproxima do método hermenêuticodialético, por articular elementos compreensivos e críticos. Diante da análise dos resultados realizada, foi possível perceber que na realidade em que o estudo está inserido, a preocupação com a formação para a docência, ou seja, com a formação pedagógica dos futuros docentes universitários existe; contudo, a formação para a pesquisa, tem sido privilegiada, assim como nos demais Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Brasil, uma vez que a cobrança quanto às publicações dos órgãos e agências de fomentos, obrigam os Programas, docentes e alunos a darem mais importância para a pesquisa do que para a docência. 

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