Formação em Primeiros Socorros: Estudo de Intervenção no âmbito Escolar

Por: Anelita Helena Michelini Del Vecchio e .

Cadernos de Formação RBCE - v.1 - n.2 - 2010

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Resumo

Em estudo experimental, com randomização e grupo controle, foram conduzidas aulas de primeiros socorros (PS) teórico-práticas semanais de sessenta minutos (15 de conteúdo teórico e 45 de atividades práticas) durante quatro semanas a 45 alunos de 13 a 15 anos de ambos os sexos. Utilizou-se o teste t de Student para comparação entre os grupos na situação pré-intervenção e de médias para comparações pré e pós em cada grupo, além do cálculo do tamanho do efeito. Os alunos do programa melhoraram o nível de conhecimento em PS entre os momentos antes e depois (t = 7,00; p < 0,0001), o que não ocorreu no grupo controle (t = 1,83; p = 0,09). Como principais observações tem-se que populações estratégicas, como escolares, podem ser alvo de programas bem-sucedidos de PS de curta duração.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/cadernos/article/view/983

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