Formação de Professores das Séries Iniciais: Algumas Considerações Sobre a Formação Matemática e a Formação dos Professores das Licenciaturas em Pedagogia

Por: Priscila Mara de Araujo Gualberto e Rafael Almeida.

Olhar de Professor - v.12 - n.2 - 2009

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Resumo

O presente trabalho teve como objetivos fazer uma análise comparativa dos norteadores dos cursos de Pedagogia, no Brasil, para o ensino de Matemática (Diretrizes curriculares, PCN de Matemática e Matrizes de Matemática de quarta série do Ensino Fundamental) e analisar as grades curriculares de sete universidades públicas no estado de São Paulo. A análise dos programas dos cursos de Pedagogia foi realizada a partir da quantificação das horas dedicadas à educação matemática escolar em relação à quantidade total de horas dos cursos, buscando verificar se o conteúdo no período de formação prepara suficientemente o professor para desenvolver as habilidades indicadas nos norteadores supracitados. A comparação entre os dois tipos de análises demonstrou que há uma escassez de disciplinas sobre a educação matemática escolar nos cursos de Pedagogia avaliados neste estudo e que o tempo destinado a elas é muito pequeno em relação à duração total do curso, parecendo não ser suficiente para que o professor possa contemplar a matemática escolar em seu caráter sociocultural.

Endereço: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1512

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