Formação de Profissionais e Desenvolvimento Motor

Por: Carlos Guelton Guimarães, e Wanda Costa Braga.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

A discussão sobre as disciplinas presentes na grade curricular dos cursos de Educação Física ainda vigoram hoje em dia, afinal não se chegou à conclusão se o currículo deve conter uma carga maior de disciplinas teóricas apresentado de maneira mais científica, ou tradicional com disciplinas voltadas à prática (Darido, 1995). Qual abordagem da Educação Física deve predominar? Deve haver predomínio? Quais os conteúdos são imprescindíveis na formação do profissional de Educação Física?
Independente de se chegar às respostas destas perguntas, outra preocupação no campo da educação física é o que e o quanto do conhecimento disponibilizado na formação profissional os graduandos conseguem levar para o contexto da prática profissional. Quais as vivências motoras influenciam na formação de novos profissionais de Educação Física?
Segundo Lawson (1993 apud DARIDO, 1995) a fonte principal de conhecimento dos professores de educação física passa pelas experiências efetivamente vividas por eles nos anos escolares e no contexto de trabalho. Darido (1995) afirma que um dos elementos que compõem a atuação profissional são as experiências anteriores dos sujeitos enquanto atleta e enquanto aluno.
Os graduandos precisam para a sua profissionalização aprender a reconhecer e identificar as características e necessidades das pessoas buscando saber selecionar os conteúdos, métodos e estratégias de ensino (Freire, Verenguer et al., 2002). O objetivo deste trabalho foi identificar as vivências motoras relatadas por graduandos em Educação Física no início de sua formação acadêmica.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5533

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.