Resumo

A presente monografia teve por objetivo discutir a relação teoria e prática na formação profissional em Educação Física. É de fundamental importância para o crescimento da área, a elaboração de uma grade curricular mínima cujas disciplinas ofereçam um conjunto de conhecimento específico sobre a Educação Física, seja oriundo das pesquisas básicas ou aplicadas. Para alcançarmos este propósito é necessário, e as discussões apontam neste sentido, esclarecermos qual o conjunto de conhecimento é de competência do profissional de Educação Física dominar, para que sua atuação possa capacitá-lo no oferecimento de programas de atividade física à sociedade. Podemos observar conforme a literatura pesquisada, que os cursos de formação profissional nos moldes atuais não habilitam o profissional a atuar no mercado de trabalho, pois privilegiam a prática de habilidades motoras como um fim em si mesma através de disciplinas ligadas a modalidades esportivas. Um curso de formação profissional em Educação Física deve conter disciplinas que explicam, em diferentes níveis, o fenômeno Movimento Humano, suas implicações e adequabilidade para o indivíduo engajado em programas de atividade física. O profissional deve saber justificar suas atitudes profissionais através do conhecimento científico, que certamente não é produzido em função das vivência práticas. Embora não haja um consenso dentro da área acerca deste assunto, esperamos ter contribuído com estas discussões, para uma melhor compreensão da natureza da preparação profissional em Educação Física.

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