Resumo

A abordagem da temática "formação profissional em Educação Física" tem sido uma busca constante. A retomada desta temática justifica-se pela pequena atenção dada à contribuição da formação profissional nos cursos de graduação em Educação Física quanto à atuação nas séries iniciais do ensino fundamental. Assim, este estudo teve como objetivo identificar nos planos de ensino das disciplinas, através das ementas, objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação e bibliografias básicas, as perspectivas de ensino na formação profissional e as tendências pedagógicas presentes nas orientações do ensino de Educação Física para as séries iniciais, no curso de graduação de Educação Física da Unochapecó - Chapecó/SC. A estratégia metodológica foi o estudo do currículo textual: projeto pedagógico, proposta pedagógica, ementário e planos de ensino. A técnica utilizada no trabalho de campo foi a análise documental e análise de conteúdo, os planos de ensino foram reunidos em 3 grupos distintos: A) Planos de ensino que contemplam orientações de prática pedagógica explícitas para o ensino nas séries iniciais; B) Planos de ensino das disciplinas que contemplam orientações pedagógicas para o ensino de Educação Física escolar de forma geral; C) Ementa e objetivo das disciplinas que efetivamente podem constituir-se em um espaço para o aprendizado, relacionadas ao ensino nas séries iniciais por opção dos alunos. A análise de conteúdo teve como referência a matriz teórica construída na revisão da literatura desse estudo. Identificou-se orientação pedagógica explícita para o ensino da Educação Física nas séries iniciais em 3 planos de ensino entre os 50 planos de ensino das disciplinas que compõem a grade curricular. Em 14 planos de ensino foram identificados orientações pedagógicas para o ensino de Educação Física escolar sem especificação dos níveis de ensino ou faixas etárias que são contempladas. Estes 14 planos de ensino foram considerados como possibilidade de contribuição em orientações pedagógicas para o ensino de Educação Física para as séries iniciais. As disciplinas de Estágio Supervisionado e Seminário em Educação Física Escolar foram consideradas como possibilidade de contribuição, uma vez que, efetivamente, constituem-se em um espaço para o aprendizado, relacionadas ao ensino nas séries iniciais, por opção dos alunos do curso em Educação Física da Unochapecó. A análise referente às disciplinas do grupo "C" limita-se às ementas e objetivos que constam no ementário. Conclui-se que nos planos de ensino das disciplinas do grupo "A", a perspectiva do ensino é "técnico-científica" e do "ensino-reflexivo", a tendência pedagógica é "recreativo-formativa" e "crítico-emancipatória". Nos planos de ensino das disciplinas do grupo "B", a perspectiva do ensino é "tradicional-esportiva", "técnico-científica" e do "ensino-reflexivo", a tendência pedagógica é "biológico-funcional", "técnico-esportiva", "recreativo-formativa" e "crítico-emancipatória". Todas estas categorizações são de acordo com Betti e Betti (1996) e Kunz (1994). Não foi possível identificar a perspectiva do ensino e a tendência pedagógica das disciplinas do grupo "C".

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