Resumo

Nos últimos anos tem aumentado o número de pessoas com deficiência (PCD) que praticam atividades físicas e esportivas. Devido à sua formação, profissionais de Educação Física (EF) atuam diretamente com esse público em diferentes setores. O objetivo do presente estudo foi investigar se os alunos do curso de EF estão capacitados para atuação com PCD. Participaram 31 discentes matriculados no último período do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Utilizamos como instrumento de pesquisa um questionário (oito questões) e as versões das grades curriculares do curso. As coletas aconteceram durante reuniões pedagógicas de duas disciplinas do curso. Verificamos que 48% dos alunos se percebem preparados para atuar com PCD. Ao analisar a matriz curricular do curso encontramos somente duas disciplinas (Obrigatória – 6 o semestre - “Atividade Física Adaptada” e Optativa – 7 o e 8 o semestres - “Treinamento Esportivo aplicado aos Esportes Paraolímpicos) que discutem as questões do esporte para PCD. Concluímos que a formação dos alunos de EF da UFTM estão capacitados para atuação com PCD. Ressaltamos a necessidade de melhoria no ensino, projetos de extensão, pesquisas alusivas à deficiência e a formação continuada na formação de profissionais de educação física.