Formas de Ensinar Utilizadas nas Primeiras Quatro Séries do Ensino Fundamental Por Profissionais de Educação Física da Rede Pública Municipal de Marechal Cândido Rondon-PR

Por: Inácio Brandl Neto.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.3 - n.2 - 2001

Send to Kindle


Resumo

Este estudo foi desenvolvido com um grupo de professores em 1999 e com outro em 2000. Teve como objetivos verificar a(s) forma (s) de ensinar que foram utilizadas pelos docentes de Educação Física que atuaram na rede municipal de Marechal Cândido Rondon (PR) nestes anos, e fazer as devidas orientações. Num primeiro momento (1º semestre), foram realizadas constatações sobre as quais formas de ensinar os profissionais de Educação Física predominantemente aplicaram no cotidiano de suas aulas, através de descrições das atividades desenvolvidas- pesquisa qualitativa. Para isso foram criadas quatro categorias de análise baseadas em vários autores. São elas: diretiva, semi diretiva, não diretiva, e relacional. Após as constatações, foi mostrado e discutido o resultado de cada docente envolvido na pesquisa e realizadas as devidas orientações, baseadas na Educação Motora. Depois, num segundo momento (2º semestre), repetiu-se o procedimento, e dessa maneira, pode-se perceber, ou não, mudanças. Logo após cada aula observada no 2º semestre, aconteceu reunião entre o pesquisador/orientador e o docente ministrante, onde foram discutidas a forma de ensinar e soluções alternativas para as atividades. Os resultados foram expressivos, pois, nos dois anos conseguiu-se reverter os resultados diretivos encontrados no 1º semestre, para atitudes relacionais no 2º, mostrando assim, a importância da Educação Continuada (no caso, acompanhamento pós-universitário) como modelo primordial para a obtenção de mudanças qualitativas para a Educação.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1822

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.