Fotojornalismo Esportivo: Cobertura Fotojornalística da Estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2014 Sob a ótica de Três Jornais de Grande Circulação

Por: Neide Maria Carlos.

XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

O futebol se firmou no Brasil como o esporte da coletividade e das multidões. Durante uma Copa do Mundo o sentimento de nacionalidade se eleva, ao mesmo tempo em que a disputa assume contornos mais dramáticos. Diante desse quadro a imprensa exerce seu papel de informar e comunicar. O fotojornalismo contribui nesse processo criando retratos e versões do fato esportivo. Através da técnica, recorta e fixa um momento sobre um suporte fotossensível e cria documentos que servirão como testemunho e síntese dos acontecimentos. Uma fração de segundo que congela a ação para contar sobre o fato que testemunhou. O presente estudo visa discutir sobre o papel do fotojornalismo esportivo através de uma leitura analítica das abordagens propostas pelos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e Lance! em suas primeiras páginas nas edições posteriores à estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo 2014.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2014/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.