Fotojornalismo Esportivo e a Cobertura Imagética da Derrota: Uma Análise das Representações do Brasil 1 X 7 na Copa do Mundo de 2014

Por: José Carlos Marques e Neide Maria Carlos.

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

O futebol está inserido na cultura brasileira como um espaço simbólico de representação social. Relevante fenômeno de audiência, ocupa espaços ainda mais significativos durante a realização de uma Copa do Mundo. Dessa forma, a derrota em um Mundial pode revelar conflitos próprios da nossa sociedade. Nesse contexto, o fotojornalismo esportivo se constitui em relevante recurso de informação dos fatos que envolvem esse esporte. O presente trabalho propõe uma análise do discurso construído através do jornalismo impresso, tomando como ponto de partida o documento fotográfico. Buscando identificar possíveis recorrências discursivas, foram selecionadas três capas de jornais impressos que retrataram a derrota da seleção brasileira em diferentes momentos de sua história a serem analisadas como possíveis referências aos discursos utilizados para compor as capas da derrota de 2014, a eliminação do Brasil pela Alemanha. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.