Resumo

INTRODUÇÃO: Estudos recentes em imagem corporal têm buscado desenvolver conjuntos de silhuetas com as características de grupos específicos. Para o fisiculturismo, ainda não foram desenvolvidos conjuntos de silhuetas que representem mais detalhadamente o conjunto das estruturas corporais. Para esse esporte, os detalhes são essenciais.
OBJETIVO: Propor um conjunto de silhuetas específico para fisiculturista composto por fotografias (fotossilhuetas). Método: O estudo foi estruturado em três fases: 1) fotografia dos fisiculturistas, seleção e organização das fotos pelos pesquisadores; 2) organização das fotos por professores e treinadores de fisiculturistas; e 3) aplicação do conjunto de fotossilhuetas proposto. 
RESULTADOS: Fase 1 - os valores de IMC se distribuíram em ordem crescente (IMC de 24,1 até 35,6kg/m2); Fase 2 - participaram seis professores de educação física e seis treinadores de fisiculturismo e todos ordenaram as fotossilhuetas na mesma ordem crescente que os pesquisadores; e Fase 3 - participaram 20 fisiculturistas, apenas um não apontou o conjunto proposto como preferido para avaliação perceptiva da imagem corporal. Entre as silhuetas atribuídas pelos três pesquisadores, observou-se correlação intraclasse de 0,92. Comparando a média das silhuetas atribuídas pelos pesquisadores (3,8 ± 1,0) e a média das silhuetas atribuídas pelos atletas (3,9 ± 1,0), não se encontrou diferença significativa e correlação de 0,75 (p < 0,05). 
CONCLUSÃO: Conclui-se que o conjunto de fotossilhuetas é válido para o estudo da dimensão perceptiva da imagem corporal de fisiculturistas no que diz respeito à identificação da silhueta atual.

Acessar