Resumo

INTRODUÇÃO

O percurso histórico da Educação Física brasileira vem sendo objeto de estudo desde os anos 1980. Com Melo (1996), tem-se observado aberturas para investigações que saem do campo das grandes narrativas, para uma “apreensão cotidiana da realidade, individual ou das instituições” (MELO, 1996, p.3), adentrando-se o espaço do micro, da história local. Este trabalho é um dos retalhos dessa tessitura histórica composta sobre a Educação Física, ao tomar como objeto o processo de elaboração das matrizes do curso superior de Educação Física do hoje Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima (IFRR). Surgido no ano de 2004, diante da necessidade de atender a demanda de professores de Roraima, foi pioneiro no Estado e um dos primeiros cursos superiores do então CEFETRR. Foram analisadas qualitativamente as falas dos envolvidos no processo de sua elaboração (professores e gestores), entrevistados a partir de roteiro semiestruturado. Também foi analisado, de forma complementar, a matriz curricular do ano de criação do curso, 2004, e sua versão atual, datada de 2008, atentando para as alterações ocorridas. O objetivo da pesquisa foi investigar os elementos (e fatos) envolvidos na elaboração das primeiras matrizes do curso, entendidas aqui como materialização de uma conjuntura singular, vivida pelos sujeitos envolvidos no seu processo. 

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