Frequência Auto-controlada de Conhecimento de Resultados e Traço de Personalidade na Aprendizagem de Uma Habilidade Motora Seqüencial

Por: Angélica Kaefer.

70 páginas. 2009 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

No presente trabalho investigou-se a relação entre o traço de personalidade extroversão-introversão e a freqüência de feedback extrínseco auto-controlado na aprendizagem de uma habilidade motora de timing seqüencial em adultos. Os sujeitos responderam ao Eysenck Personality Questionnaire (EPQ) para a avaliação da personalidade. 56 sujeitos, estudantes universitários de ambos os sexos foram selecionados através do EPQ e posteriormente, foram submetidos a uma tarefa motora que consistiu em pressionar teclas do teclado numérico acoplado de um computador portátil, com uma seqüência espacial e temporal específica estabelecida pelo experimentador. O experimento contou com fases de aquisição (60 tentativas), retenção (10 tentativas) e transferência (10 tentativas). As fases de retenção e transferência foram realizadas 24 horas após a fase de aquisição. Os sujeitos foram distribuídos em 4 grupos, formados com a combinação do traço (extroversão/introversão) e a freqüência de fornecimento de CR (auto-controlado e externamente controlado). As variáveis dependentes utilizadas no estudo foram os erros parciais em timing absoluto e timing relativo obtidos em cada bloco. Os resultados apontaram aprendizagem superior para os grupos que praticaram com freqüência auto-controlada de CR em relação aos grupos que praticaram com freqüência externamente controlada. Análises complementares foram realizadas, evidenciando aprendizagem inferior para o grupo de introvertidos que solicitou mais CR no início da prática e menos no final, em relação a todos os outros grupos. Ainda, estas análises complementares evidenciaram, em timing relativo, uma significativa interação entre traço de personalidade e freqüência em relação à alta e baixa solicitação de CR, ou seja, introvertidos que solicitaram alta freqüência de CR aprenderam mais que introvertidos que solicitaram baixa freqüência de CR e, extrovertidos que solicitaram baixa freqüência de CR aprenderam mais que extrovertidos que solicitaram alta freqüência de CR.  

Endereço: http://wp.ufpel.edu.br/ppgef/dissertacoes_2009/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.