Frequência e Precisão de Feedback e o Processo Adaptativo de Aprendizagem de Uma Tarefa Motora de Dupla Demanda

Por: , Go Tani e José Antônio Ribeiro Maia.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.26 - n.3 - 2012

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Resumo

O presente estudo investigou os efeitos da frequência e precisão de "feedback" na aprendizagem de uma tarefa motora de dupla demanda. Cento e vinte adultos foram aleatoriamente designados a seis grupos de diferentes níveis de frequência (100%, 66% ou 33%) e precisão (específico ou geral) de conhecimento de resultados (CR). Na fase de estabilização, a tarefa combinada de posicionamento linear e controle de força manual foi executada com CR. Dez tentativas de adaptação sem CR foram executadas na mesma tarefa, com a introdução de uma força eletromagnética contrária à direção do movimento. A análise indicou efeito significativo no fator "frequência de CR". Aqueles que receberam CR em 66% das tentativas de estabilização obtiveram desempenho de adaptação superior quando comparados àqueles que receberam 100% ou 33% de CR. Esse achado reforça a existência de um nível ótimo de informação, nem muito alto nem muito baixo, para que a aprendizagem seja otimizada.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1807-55092012000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

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