Freqüência, Precisão e Localização Temporal de Conhecimento de Resultados e o Processo Adaptativo na Aquisição de Uma Habilidade Motora de Controle da Força Manual

Por: , Fábio R. F. Gomes e Go Tani.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - v.5 - n.1 - 2005

Send to Kindle


Resumo

RESUMO No processo de aquisição de habilidades motoras, importa tanto a estabilização funcional, como a capacidade de aplicação do que foi adquirido a novas situações, caracterizando um processo cíclico e dinâmico de instabilidade-estabilidade-instabilidade, que resulta em crescente complexidade. O presente estudo investigou a variável conhecimento de resultados (CR) no processo adaptativo em aprendizagem motora. De acordo com os resultados, regimes de CR menos freqüentes, menos precisos e com atividade no intervalo pós-CR (fatores de instabilidade, incerteza e desordem) não prejudicaram o processo adaptativo de aquisição de uma habilidade motora de controle de força manual. Palavras-chave: conhecimento de resultados (CR), controle de força, processo adaptativo, aquisição de habilidades motoras, aprendizagem motora.

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.