Frozen Bananas: Esporte, Mídia e Identidade Brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno

Por: , e Thiago L. Bartholo.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.29 - n.1 - 2007

Send to Kindle


Resumo

Qual a “gramática de identidade” que a mídia usa para engendrar a identidade nacional brasileira por meio do esporte? O objetivo deste trabalho é analisar essa questão tendo como objeto a cobertura da participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002. Para esse fim, foi feita uma análise hermenêutica de 25 reportagens do jornal Folha de S.Paulo publicadas entre os dias 3 e 25 de fevereiro de 2002. Foi possível perceber a dificuldade de estabelecimento de um signo icônico de identificação, a ênfase nas idéias de acaso e improvisação e a presença de marcos simbólicos de identidade ambivalentes estruturados segundo uma idéia de hierarquias. Esses elementos permitem pensar a respeito da complexidade formativa da identidade nacional brasileira

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/18

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.