Função do Bíceps Braquial Durante Flexão de Cotovelo com Rádio-ulnar em Pronação

Por: Denise Paschoal Soares, Flávio Antônio de Souza Castro, Jefferson Fagundes Loss, Luiz Fernando Moraes e Solon Boito Maurmann.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.31 - n.2 - 2010

Send to Kindle


Resumo

A literatura apresenta duas teorias distintas para explicar a inibição do músculo bíceps braquial durante exercícios de flexão de cotovelo com a articulação radioulnar em pronação. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi verificar qual das teorias seria a mais adequada para explicar a baixa ativação do bíceps braquial durante os exercícios de flexão de cotovelo com a articulação radioulnar em pronação. Sete indivíduos realizaram os exercícios com uma carga relativa de 85% de uma repetição máxima. Os sinais eletromiográficos dos músculos bíceps braquial (porções curta e longa), braquiorradial, flexores e extensores do punho foram analisados no domínio do tempo. Um maior número de repetições e maior sinal eletromiográfico para o músculo bíceps braquial no exercício rosca forçada parece estar relacionado à capacidade de ativação do músculo, pelo sistema nervoso, independente da posição articular desfavorável a ele.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/460

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.