Resumo

Introdução: A vela como modalidade esportiva promove benefícios para a formação psicomotora. Para navegar é preciso levar em conta muitas variáveis como direção e intensidade do vento, correnteza, maré, ondulação entre outras, estimulando as funções cognitivas das crianças. Objetivo: Analisar se os escolares que praticam a modalidade vela apresentam melhores resultados nas funções cognitivas em relação aos praticantes de musculação. Métodos: Foram avaliados 20 alunos com média de idade de 13,30 anos praticantes de vela e de musculação nos municípios de Armação dos Búzios e Cabo Frio, RJ. A função cognitiva foi encontrada através do tempo e do número de acertos em cada uma das Tarefas do Stroop test. O teste t de Student foi utilizado para comparação das médias entre os grupos. Adotou-se o valor de p < 0,05 para a significância estatística. Os tamanhos de efeito foram calculados e classificados como mínimo para pequeno (d < 0,2), pequeno a moderado (d = 0,2 - 0,5), moderado a grande (d = 0,5 - 0,8) e grandes (d > 0,8). Resultados: Encontraram-se diferenças significativas no número de acertos (p = 0,043) e tempo de realização (p = 0,013) para a tarefa de leitura das palavras entre as modalidades. Já para a atividade de leitura das cores, observou-se diferença somente entre as médias de acertos entre os dois grupos de escolares (p = 0,009). Conclusão: A vela obteve um resultado superior em todas as atividades do teste cognitivo. Dessa forma, a utilização dessa modalidade na educação física escolar pode ser uma ótima ferramenta para aprimorar as funções cognitivas.

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