Fundamentos de Uma Pedagogia do Pátio no Pensamento e na Prática Pedagógica de Dom Bosco.

Por: Kleber do Sacramento Adão.

137 páginas. 1994 07/10/1994

Send to Kindle


Resumo

Este estudo buscou investigar na ação educativa desenvolvida pelo sacerdote-educador Dom Bosco junto à juventudde desassistida de Turim no século XIX, os fundamentos de uma pedagogia do pátio caracterizada pela presença e convivência do educador nesse ambiente. Para Dom Bosco, a vida do pátio é tida como um fator essencial e indispensável para a educação de adolescentes e jovens, bem como uma coluna de seu sistema. Dessa forma, vive ele, uma experiência de educação e assistência ao jovem centrada na alegria e no lazer, onde o pátio se coloca como espaço de interação e informação. O problema levantado por este estudo permite-nos entender como significativo o trabalho por ele realizado em seu contexto histórico-social, e que se encontra transposto para a atualidade por meio da sua obra, e consolidada por seus continuadores, os salesianos. Por outro lado, vem possibilitar a apresentação de um relato de experiências vivenciadas segundo os princípios norteadores da filosofia educacional salesiana e do estilo preventivo de Dom Bosco. As reflexões levadas a efeito, chamam atenção para o espaço do pátio e do lúdico traduzido por suas diferentes manifestações artísticas, culturais e físico-desportivas no seio das teorias pedagógicas e das relações que efetivamente contribuem para o desenvolvimento do educando na escola e fora dela.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=395&listaDetalhes%5B%5D=395&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.