Futebol Crítico e Inclusivo

Por: Beatriz Miranda Guimarães, Karina Costa Cardoso, Letícia da Conceição Bertilac da Silva, Mariana Faria Oliva, Mariana Pacheco Leão Souza e Neyse Luz Muniz.

V Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Send to Kindle


Resumo

Na sociedade em que vivemos as relações humanas tem sido, por vezes, marcadas por valores discriminadores e excludentes ligados a questões de gênero, racismo, homofobia, dentre outros. Atitudes pré-conceituosas oriundas dessas formas de segregação estão presentes, mas diferentes instâncias sociais, contribuindo para sua contestação ou reafirmação. Na educação física escolar a não participação nas aulas proveniente de questões de gênero tem marcado a exclusão, e/ou autoexclusão, em algumas manifestações de práticas corporais esportivas como o futebol.

Os objetivos de se trabalhar o conteúdo Esporte a partir de sua manifestação cultural Futebol numa vertente crítica e inclusiva, são os de levar o aluno a posicionar-se de forma crítica nos debates em aula sobre a participação feminina nas atividades propostas durante as aulas de educação física desse conteúdo. Além disso, tivemos como meta a participação dos alunos nas atividades voltadas à aprendizagem dessa prática esportiva, demonstrando relações inclusivas e atitudes não discriminatórias quanto à participação das meninas no contexto das aulas.


 

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/5sudeste/lavras/paper/view/6295

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.