Futebol de Várzea em Belo Horizonte. Sociologia de Uma Comunidade da Periferia

Por: .

196 páginas. Novas Edições Acadêmicas. 2016

Send to Kindle


Sobre a Obra

Este é um estudo sobre as relações sociais que coloca em tela uma agremiação de futebol de várzea, o Sarandy Futebol Clube, inserido na lógica dos mecanismos de estruturação da sociabilidade de uma pequena comunidade da periferia de Belo Horizonte, o bairro Sarandy. Seu propósito foi o de compreender sociologicamente, a partir do surgimento da agremiação, as alterações na vida cotidiana local, considerando as relações intersubjetivas entre os seus moradores, o uso e a significação do espaço do bairro e as relações entre o bairro e a cidade como um todo. A análise das informações colhidas nos depoimentos tomados e documentos consultados, além das fontes iconográficas, apontaram para importância da atividades de lazer populares, em especial o futebol de várzea, como parte do modo de vida das populações periféricas e como esfera significativa das sociabilidades desenvolvidas nos bairros da periferia na cidade de Belo Horizonte. A análise indicou também a profunda alteração dos sentidos dessas práticas ao longo das últimas décadas no cenário da capital mineira, à medida que surgem novos atores e se modificam as condições de existência na cidade.

Endereço: https://www.nea-edicoes.com/catalog/details//store/pt/book/978-3-8417-2056-6/futebol-de-v%C3%A1rzea-em-belo-horizonte

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.