Resumo

As questões referentes ao gênero têm acompanhado a humanidade desde sua origem. Quando abordado o conteúdo futebol, pode ocorrer certa diferenciação de valores para homens e mulheres. Futebol e gênero são o tema deste estudo, que tem por objetivo investigar como a prática de futebol por indivíduos do sexo feminino é vista pela sociedade brasileira. A metodologia aplicada foi revisão de literatura, através da qual foram analisados registros sobre o histórico do futebol, o futebol no Brasil, a evolução histórica das atividades físicas entre as mulheres brasileiras, assim como gênero e Educação Física. Discutiu-se sobre a não exclusão baseada no gênero do esportista, metodologia de ensino e treinamento de futebol para menina e menino. Através dos conhecimentos referentes à elaboração do presente artigo, constatou-se que para se alcançar os objetivos almejados através do futebol, o professor de Educação Física deverá conhecer a realidade, nível cognitivo e desenvolvimento das habilidades e capacidades físicas de seus alunos. Para conseguir uma evolução grupal simultânea desses aspectos e proporcionar condições adequadas para a prática de futebol, tanto para meninos quanto para as meninas e não considerar o fator gênero como obstáculo à prática do futebol. 

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