Futebol: Estudo da Alteração de Variaveis Anaerobicas e da Composição Corporal em Atletas Profissionais Durante Um Macrociclo de Treinamento

Por: José Mário Campeiz.

2001 29/11/2001

Send to Kindle


Resumo

O futebol é um desporto caracterizado pela alternância de ações motoras intensas e de curta duração, evidenciando a importância da preparação física para o desempenho do jogo_ Este estudo teve como objetivo verificar as alterações de diferentes variáveis anaeróbias e composição corporal de futebolistas profissionais, submetidos a quatro (4) avaliações em diferentes momentos no macrociclo de treinamento, considerando: as alterações da massa corporal magra (MCM);as alterações do percentual de gordura corporal (%G);as alterações da potência anaeróbia absoluta (PA) (Watts); as alterações da potência anaeróbia relativa à massa corporal (PR) (Watts I kg) e as alterações do índice de fadiga (IF). A amostra deste estudo foi composta por um grupo de vinte e um (21) futebolistas profissionais, do sexo masculino, com idade média de 23,6 ± 2,1 anos, peso médio inicial 76,6 ± 8,6 kg e altura média de 178 ± 6 em, pertencentes à equipe profissional do Mogi Mirim Esporte Clube (M.M.E.C.) da cidade de Mogi Mirim, Estado de São Paulo e filiada à Federação Paulista de Futebol (FPF). Para a avaliação do sistema anaeróbio, definiu-se pelo teste de determinação da potência e da capacidade anaeróbia de Wingate, executado em uma bicicleta ergométrica da marca Cybex, modelo bike; para a avaliação da composição corporal, utilizouse o protocolo de Faulkner (1968). O macrociclo de treinamento teve duração de 6 meses. Utilizou-se a metodologia contemporânea de cargas concentradas de força, proposta por Verkoshansky (1991). Os dados foram analisados estatisticamente por meio da avaliação descritiva que compreende medidas de tendência central e dispersão. Efetuou-se análise de variância ANOVA ONE WAY para medidas repetidas, complementada com o teste de Tukey- HSD post hoc na tentativa detectar as diferenças das médias nos diferentes momentos da preparação. O nível de significância adotado foi p < 0,05. Os resultados demonstraram que a metodologia empregada de treinamentos foi eficaz, pois possibilitou uma pontual manifestação do EPDT nos momentos finais da competição, nas variáveis PA, PR, MCM e %G. Somente a variável IF não apresentou alterações positivas estatisticamente significantes nos diferentes momentos de avaliação. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000237821&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.