Futebol, Mídia e Representação: a Seleção Brasileira Pelos Sites R7 e Globo Esporte nas Olimpíadas de Londres 2012

Por: Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro e Francisco ângelo Brinati.

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Parte-se aqui da hipótese de que as identidades culturais são construídas e reconfiguradas, em parte, pelos meios de comunicação. Os enquadramentos adotados por determinados veículos ajudam na construção de uma percepção da realidade. Essas escolhas envolvem interesses. A disputa empresarial sobre os direitos de transmissão de eventos esportivos pode afetar na construção de determinado objeto a ser noticiado. Supõe-se que os discursos adotados na internet por dois sites de empresas concorrentes – o R7 da Rede Record e o Globo Esporte da Rede Globo -, na cobertura das Olimpíadas de Londres 2012, foram distintos sobre a campanha da seleção brasileira de futebol. O que pode contribuir para a identificação ou a queda de aproximação do torcedor com o time.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.