Futebol, Mídia e Interações Sociais Entre Torcedores no Brasil: Um Estudo Etnofráfico

Por: Édison Luis Gastaldo.

Razón y Palabra - v.14 - n.69 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Este artigo analisa alguns aspectos das interações sociais entre torcedores de futebol a partir de uma pesquisa etnográfica em bares onde são assistidas coletivamente partidas de futebol na região metropolitana de Porto Alegre. A dimensão midiática deste fenômeno permite pensar em outras apropriações dos fatos do jogo pelos torcedores, muito diferentes daquelas ocorrentes em estádios de futebol. Entre as modalidades de interação que ocorrem nesses locais, são destacadas a presença no setting como performance, os desafios verbais entre participantes e a teatralização jocosa ali ocorrente, enquadrando estes aspectos no fenômeno mais abrangente a que denomino “relações jocosas futebolísticas”.

Endereço: http://www.razonypalabra.org.mx/N/n69/index.html

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.