Futebol e Mídia: a Retórica Televisiva e Suas Implicações na Identidade Nacional, de Gênero e Religiosa

Por: Carmen Sílvia Moraes Rial.

Antropolítica - n.14 - 2003

Send to Kindle


Resumo

Pelo intermédio da televisão, a Copa do Mundo é o acontecimento a que mais se assiste no planeta. Refletimos aqui sobre o modo como o futebol é construído como um discurso social pela mídia televisiva, ou seja, sobre as conseqüências das escolhas retóricas e tecnológicas na imagem (enquadramento, distância e posição da câmera etc.) e no texto (tom e velocidade da voz, vocabulário empregado) sobre a estruturação de imaginários sociais e em identidades. Evocando a recente Copa do Mundo, buscamos identificar os valores associados aos novos ícones esportivos, tendo presente que a construção – e leitura – de imagens é resultado de processos culturais. Concluímos que pela mediação da televisão o futebol está se transformando de um jogo agonístico em um jogo em que a representação (mimicry) é cada vez mais importante.
 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.