Futebol, Música e Literatura: Uma Análise dos Hinos dos Clubes Esportivos Brasileiros

Por: Elcio Cornelsen.

Ciência & Cultura - v.66 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Os encontros entre futebol, música e literatura ao longo do século XX no Brasil, sem dúvida, foram muito profícuos e contribuíram para a formação da identidade nacional da população em torno de suas maiores paixões, culminando com o que Nelson Rodrigues denominou emblematicamente de a "pátria em chuteiras" (1).

Como bem aponta o sociólogo português António da Silva Costa, "o futebol é uma das principais chaves de leitura de nossa sociedade. E tudo isso é facilitado, sobretudo, pela natureza profundamente simbólica desse esporte e por seu funcionamento eminentemente ritualístico" (2). Justamente no que tange o seu caráter ritualístico, encontramos espaço para uma discussão transdisciplinar que envolve os âmbitos da literatura, da música e do futebol a partir do estudo de letras de hinos de clubes futebol.

Endereço: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252014000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.