Futebol nas Aulas de Educação Física: Entre Dribles, Preconceitos e Desigualdades

Por: .

Motriz - v.12 - n.3 - 2006

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o fenômeno do futebol nas aulas de educação física. O trabalho é fruto de observações sistemáticas feitas numa escola pública de Campinas-SP, na qual, durante quase um bimestre letivo, acompanhei o cotidiano das aulas de educação física de uma 8ª série. Pude observar que o futebol, para além de prática privilegiada, foi palco de preconceitos e desigualdades. Estes fatos levaram-me à compreensão de que os alunos, ao compreenderem o “outro” numa visão estereotipada, acabaram rotulando-o como inferior, o que, conseqüentemente, não permitiu um diálogo em pé de igualdade entre os pares. Assim, penso ser necessária a compreensão do “outro” a partir da alteridade, o que, para além de relevante, torna-se necessário.

Endereço: http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/motriz/article/view/70/361

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.