Futebol. O Mais Atrasado dos Esportes. Problemas e Soluções.

Por: .

86 páginas. Autor.

Send to Kindle


Sobre a Obra

Meu nome é, JOSÉ ROBERTO BORSARI, e desde a infância o futebol foi uma paixão praticando e assistindo os jogos dos adultos, motivado por ter como ídolo um tio que era destaque no time da cidade, e que tinha o prazer de acompanha-lo aos treinos e jogos, e poder carregar suas chuteiras amarradas pelos cadarços e penduradas no meu pescoço como um troféu.

Depois ao ir estudar na capital, em São Paulo, assistindo os jogos dos grandes times e das seleções paulista e nacional, conheci os craques e os ídolos da época nos jogos realizados no Estádio do Pacaembu, e desta saudosa fase vivi muitas histórias interessantes que teria para contar de uma época áurea do futebol.

Nesta fase como estudante ao aprender os outros esportes, me tornei um atleta eclético de intensa participação, iniciando no colégio, e pelos torneios que participava, inclusive na Europa, como nos clubes nos variados torneios e campeonatos abundantes na época.

Deles para as participações em seleções paulistas juvenis, e a passagem no CPOR – Centro de Preparação dos oficiais da Reserva, com intensa vida esportiva inclusive nos torneios militares, para optar pela formação em educação física foi a mais natural possível.

Lá encontrei o campo aberto para me envolver de corpo e alma na profissão, ensinando, treinando e publicando livros, com o objetivo de transmitir as boas e ricas experiências que estava vivendo.

Esta prática se enriqueceu na vida profissional tanto como professor universitário, atleta e técnico desportivo dirigindo equipes de todas as categorias em campeonatos, paulistas, nacionais e internacionais.

O enriquecimento foi maior, como professor em escolas secundárias e universitárias na USP – Universidade São Paulo, na Faculdade de E.F. de Santos, e em outras, ao ministrar futebol, voleibol e outros cursos, aos alunos da graduação, e de especialização aos técnicos desportivos, que na época já atuavam nas mais variadas equipes profissionais de grande evidência no país.

E também nas publicações, divulgando e documentado esta vivência e o que estava criando para o ensino e o treinamento especializado, pois na época havia carência de livros didáticos nos vários esportes.  

E no caso do futebol, publiquei três livros, sendo dois deles de treinamentos, técnicas e táticas, e o terceiro, motivado por visão crítica ao futebol, que na comparação ao alto nível dos outros esportes, se mostrava como o mais atrasado, como “um alerta sobre a necessidade de atualização das suas regras”, com o título: A

Evolução do Futebol - O combate à violência e o resgate da ética e do Fair Play – São Paulo: E.P.U., 2002

Portanto, essa minha preocupação com “o atraso do futebol” é antiga, já os livros têm suas edições esgotadas, mas a causa está viva, e apesar de acobertada pelos louros da fama mundial do futebol, dentro do campo ele clama por socorro na eminência de completar “o centenário no atraso”.

Dentro deste enfoque, óbvio que o futebol despertava em mim uma forte indignação, pois enquanto nos outros esportes as regras eram alteradas na busca da qualidade na disputa, no futebol apesar de também ver seus atletas evoluírem, nas regras nada mudava, e assim permanece até hoje.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.