Futebol - Outras Cidades - Açailandia

Por: .

Atlas do Esporte do Maranhão.

Send to Kindle


OUTRAS CIDADES – DÉCADA DE 1920 EM DIANTE

AÇAILÂNDIA

 1963 – o esporte tem inicio em abril, através de uma brincadeira de João Neves Oliveira (João Mariquinhas) jogando uma peteca confeccionada por ele mesmo, com palha de milho. Ele e seus companheiros: Erudito Ferreira Almeida, Frederico Mineiro, Juarez Artur, Léo Baiano, Ney Maranhão, Miguel Freitas, e Jacinto de Sousa concluíram a colheita de arroz do seu roçado. Aquela brincadeira aconteceu ao redor do paiol de arroz, instalado debaixo de um pé de pequi. Hoje, no local, está construído o Estádio Municipal Pedro Maranhão; no final de abril, novamente estavam reunidos para bater o arroz do roçado, e utilizando uma bola de palha de milho para a brincadeira após o trabalho, terminaram por realizar a primeira pelada futebolística, envolvendo os “atletas” de Açailândia e os da Colônia Gurupi; a partida terminou com o placar de 4x2, para Açailândia: jogaram Benedito Alagoano, Cícero Matos Ferreira, Djalma Pereira de Sousa, Erudito Ferreira Almeida, Frederico Mineiro, João Neves de Oliveira, Juarez Artur, Léo Baiano, Lupercinio Pereira de Sousa, Ney Maranhão, Sebastião Pereira de Sousa e Jacinto de Sousa. Primeiro gol: de João Mariquinhas, segundo ele - no dia 04 de maio, João Neves de Oliveira – o João Mariquinhas – reuniu-se com esportista da região para fundar o primeiro time de futebol, o Açailândia Futebol Clube.

1968 – o pecuarista Pedro Mendes de Oliveira (Pedro Maranhão) comprou aquela área do seu colega Juarez Fanha e a doou para o AFC.

1975 - chegava da cidade de Belém (PA) o esportista Gervásio Serafim dos Santos, que logo se juntou com outros amigos e criaram o Veteranos Futebol Clube; criaram também a Liga Esportiva de Açailândia; seu idealizador foi seu primeiro presidente, Gervásio Serafim Santos, também presidente do Veteranos.

1976 – no ultimo domingo de setembro, foi realizado o primeiro “campeonato” de futebol da Liga, enfrentando-se os times do VFC 2 x 1 AFC; o gol da vitória foi marcado ainda no primeiro tempo, por Gervásio;

1979 – o VFC foi novamente campeão, com o Bangu Futebol Clube, como vice. Jogaram: João Ferreira da Silva, João Evangelista de Sousa, José Ribamar Mota, Anísio José Rocha, Haroldo Silveira Leite, Luiz Soares Cardoso, Donato Alves Pereira, Valdir Pacheco Silva, Gervásio Serafim dos Santos, Pedro Orlando de Andrade, Jecy Santana da Silva, Raimundo Vieira da Silva, Adelício Soares Cardoso, Cícero Matos Fernandes, Asmene e o Técnico José Antonio Quintanilha Moreira; pelo Bangu, Joãoi de Deus Silva Santos, Severino Alfredo Pereira, Raulino Tavares Pedreira, Valdecir Fidelis de Sousa, José Narde Viana dos Santos, Juciede, Pedro Borges Marinho de Sousa, João Francisco Vianados Santos, Diram Santos Miranda, Antonio Viana dos Santos e Alciram Rodrigues Martins.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.