Futebol Paixão ou Negócios? Uma Análise da Produção Científica Mundial

Por: Diego César Terra de Andrade e Heidy Rodrigues Ramos.

Podium Sport, Leisure And Tourism Review - v.5 - n.3 - 2016

Send to Kindle


Resumo


A cientificidade em torno do futebol vem ganhando destaque no meio acadêmico. Mas o assunto é abordado sob distintas perspectivas: paixão, fato social, que pode ser compreendido e estudado dentro da área de conhecimento das Ciências Sociais e na área de negócios, mais especificamente envolvendo a área de Administração. O objetivo desse trabalho foi verificar por meio de um estudo bibliométrico como o futebol vem sendo abordado no mundo nos últimos anos. Os resultados apontaram que, quantitativamente, o esporte vem sendo mais estudado por meio de abordagens ligadas as Ciências Sociais do que a Administração. No entanto, a diversidade de temas verificados nos artigos não possibilita afirmar que um ou outro assunto, dentro dessas grandes áreas, vem sendo tratado com maior destaque no período pesquisado.

Referências

Abrahão, B. O. L. (2006). Uma leitura do “racismo à brasileira” a partir do futebol. 108 f.(Dissertação de Mestrado) – Rio de Janeiro:Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Gama Filho.

Albino, J. C. D. A., Carrieri, A. D. P., Figueiredo, D., Saraiva, F. H., & Barros, F. L. R. S. (2009).

Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de “clube empresa”. Organizações & Sociedade, 16(48).

Alcântara, H. (2006). A magia do futebol. Estudos Avançados, 20(57), 297-313.

Alonso, A. D., & O--

Endereço: http://www.podiumreview.org.br/ojs/index.php/rgesporte/article/view/110

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.