Futebol e Política Brasileira dos Anos 70 Aos Dias Atuais

Por: Douglas Moura de Souza, Glaucea Kleiber Souza Lima, Rafael Aquino Silva, Rafael do Nascimento Xavier e Richard Alcantara de Souza.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
Verificar a relação entre futebol e a política em nosso país, especificamente dos anos 70 aos dias atuais.

Métodos e resultados:
Foi feita uma revisão bibliográfica, realizada por busca direta de artigos científicos nas bases de dados do GOOGLE ACADÊMICO e também publicações em revistas brasileiras como a revista época, onde ficou observado que o futebol e a política brasileira é um tema pouco abordado no país. Após a revisão teórica, os resultados parciais sugeriram que a busca de um reconhecimento social e de uma ascensão política faz com que o esporte, nesse caso o futebol, seja utilizado de maneira incorreta para alcançar objetivos. Além do fato de, historicamente, o futebol ter sido apropriado no Brasil para a defesa de diversos interesses políticos, econômicos e/ou culturais internos e externos. Embora em um primeiro momento esta apropriação tivesse um caráter político-identitário mais forte, as transformações mais recentes surgidas com a globalização têm feito com que interesses econômicos transnacionais dominem o esporte.

Conclusão:
Ficou claro, apesar da pesquisa ainda estar em andamento, que o futebol e a política andam lado a lado e que talvez seja impossível resistir à estandardização do jogo em tempos de globalização, em que a nova ordem financeira nacional e internacional, o chamado colonialismo de mercado”, domina o futebol.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.