Futebol às Avessas: a Profissionalização do Futebol Colombiano e a Participação da Seleção Nacional no Campeonato Sul-americano de 1949

Por: Eduardo de Souza Gomes.

Recorde: Revista de História do Esporte - v.8 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Este artigo pretende analisar a participação da seleção colombiana de futebol no Campeonato Sul-Americano de 1949, ocorrido no Brasil, tendo em vista que o resultado do selecionado nessa competição não foi o esperado devido uma série de fatores internos ocorridos e que dizem respeito ao processo de profissionalização do futebol no país. Com a criação de um campeonato profissional de futebol na Colômbia em 1948, organizado pelaDivisión Mayor (Dimayor), os principais jogadores do país deixaram o âmbito amador, que era organizado pela Asociación Colombiana de Fútbol (Adefútbol). Como a Adefútbol era também a entidade responsável pela formação do selecionado nacional colombiano, teve que negociar a convocação dos atletas profissionais com a Dimayor. Por uma série de fatores que são analisados neste trabalho, a negociação não foi a frente, tendo a Adefútbol enviado em sua maioria jogadores de uma única equipe, o Junior Barranquilla, para representar a Colômbia na competição. Neste artigo, abordaremos como essa competição refletiu as disputas existentes entre a Dimayor e a Adefútbol pelo poder do futebol no país, assim como as principais características do processo de profissionalização desse esporte na Colômbia, destacando como esse cenário influenciou diretamente na mudança do campo esportivo colombiano a partir do futebol.

Palavras-Chaves: Sul-Americano de 1949; Seleção colombiana; Profissionalização do futebol.

Endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/Recorde/article/view/2719

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.