Futebol Sete:uma Opção de Lazer em Santa Cruz do Sul, Rs.

Por: Claudio da Costa Mahlmann.

103 páginas. 1990

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve por objetivo propor o uso do futebol sete como uma prática de lazer, através de uma investigação bibliográfica sobre o tempo livre e o lazer, com a emergência do futebol sete como um esporte coletivo para tal fim. Participaram da pesquisa 210 indivíduos das três classes sociais (3 extratos sociais) representadas por BANCARIOS, COMERCIARIOS E INDUSTRIARIOS, de Santa Cruz do Sul. Como estratégia inicial, foi realizada uma pesquisa, por meio de um questionário, entre as 3 classes sociais com o fim de verificar a ocupação do tempo livre e aplicação da prática do futebol sete no seu meio. De posse desses dados, levamo-los ao computador para arquivamento e posterior estudo estatístico... Os resultados foram analisados, dando condições para discussão da prática do futebol sete relacionada ao lazer em Santa Cruz do Sul. Os resultados foram tratados estatisticamente através da freqüência percentual das opiniões obtidas da população alvo questionada. Verificou-se que, tanto bancários como comerciários e industriários, situaram-se na classe de concordância total do valor dessa modalidade esportiva em nossa região. Os resultados indicaram que houve diferença entre as opiniões dos bancários em relação às dos comerciários e industriários respectivamente,e m maior ou menor aceitação e efetiva participação em jogos com bola em suas horas de lazer. Estas diferenças estão relacionadas ao poder aquisitivo, à situação educacional e de categoria empregatícia, dando um perfil da realidade prática do futebol sete em nosso meio. Como conclusão, somos levados a aceitar que o futebol sete é uma opção de lazer real e que a concepção do tempo livre é na verdade um decorrência da formação e da opinião das classes médias de nossa região representadas por bancários, comerciários e industriários.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=618&listaDetalhes%5B%5D=618&processar=Processar

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.