Futebol e Seus Consumidores: Gestão Profissional do Esporte e Programas de Sócio-torcedor

Por: e Maíra Camargo Scarpelli.

Congresso Internacional de Gestão do Esporte e do Lazer - 4º CBGE

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Resumo

O futebol brasileiro é incipiente no que diz respeito à diversificação de receita dos clubes. A profissionalização da gestão do esporte e o reconhecimento dos torcedores como consumidores de serviços associados ao futebol abre caminho para novas oportunidades de investimento e arrecadação de recursos por parte dos clubes. Este estudo apresenta a importância dessa recente modernização no esporte e discute possibilidades de expansão das atividades econômicas associadas ao futebol. Em especial, são examinados os programas de sócio-torcedor existentes no Brasil e a necessidade de oferta de serviços variados e de boa qualidade que garantam a atratividade de tais programas para os torcedores, abrangendo as diversas classes sociais e características. Além disso, aponta-se a necessidade de utilizar tais projetos para obtenção de informações e dados que permitam identificar o perfil do mercado consumidor para orientar novas pesquisas no tema e futuras ações de marketing e vendas mais eficazes.

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