Futebol, Sexo e Rock And Roll: o Futebol Moderno na Revista Placar
Por: Renato Machado Saldanha e Silvana Vilodre Goellner.Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.35 - n.2 - 2013
Resumo
A partir dos Estudos Culturais, em sua vertente pós-estruturalista, buscamos analisar a construção de uma representação de futebol moderno na Revista Placar, em sua fase “Futebol, Sexo & Rock and Roll”, publicada entre abril de 1995 e fevereiro de 1999. O exame desse material nos permite afirmar que a representação de futebol moderno produzida pela revista naquele momento gira em torno de três eixos principais: a gestão moderna, onde o futebol é administrado como um negócio que objetiva, direta ou indiretamente, o lucro; o torcedor moderno, entendido como um consumidor; o jogador moderno: pensado e produzido cientificamente, e preocupado em vender bem sua imagem.
Endereço: http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/1083/836
Tags: Futebol, História, Mídia, Representações Sociais, Sociologia