Resumo

Topico do Curso de Formação de Treinadores de Futebol, de responsabilidade da AGAP-MA, disciplina História do Futebol no Maranhão, ministarda por leopoldo Gil Dulcio Vaz. Histórias de Vida dos futebolistas e profissionais de educação física que participam do Curso de Formação de Treinadores, rememorando a História do Futebol Maranhense, no periodo em que atuaram na modalidade, resgatando essa história através de seus protagonistas

Integra

FUTUROS TREINADORES DE NOSSO FUTEBOL – HISTÓRIAS DE VIDA

 

Leopoldo Gil Dulcio Vaz

O objetivo deste capítulo é resgatar a História de Vida dos ex-jogadores e alguns profissionais de educação física inscritos no Curso de Formação de treinadores de Futebol, promovido pela AGAP-MA, no ano de 2016. Durante a exposição dos atos e fatos que levaram à ‘inauguração’ do futebol no Maranhão, optamos por contar essa História através da biografia dos primeiros futebolistas e daquela geração que tornou conhecido o futebol maranhense, que atuava na década de 40, sobretudo. A época de ouro do futebol maranhense...

         A avaliação final da disciplina, ouvido o organizador do Curso, o Presidente de AGAP-MA Janio, ex-jogador e aluno do curso, optamos por um depoimento de cada inscrito, sobre sua História de Vida, dando continuidade a essa História que estamos resgatando. Várias gerações de ex-jogadores, presentes, possibilitará o resgate dessa História, pelo menos nos últimos 30 anos...

         É o que segue. Optamos como nos capítulos anteriores, pela data de nascimento como referencia, utilizando-se da mesma metodologia do Atlas do Esporte no Brasil e do Atlas do Esporte no Maranhão...

JOSÉ EUZÉBIO FRÓES – EUZÉBIO

1947 nasceu em 14 de agosto, em São Luis-MA. Fez o primário no Grupo Escolar Padre Antonio Vieira, no Anil; Ginásio no Colégio São Luiz; Científico no Colégio Getulio Vargas; Graduado em Administração, pela Faculdade Atenas Maranhense.

Desde garoto,no bairro Anil, com os colegas, quase todos da mesma idade, onde a maioria chegou à primeira divisão, disputando em agremiações da Capital. Em seu caso, começou no nascente Clube, clube amador do Anil, em 1964 sagrando-se campeões da Liga Anilense, quando surgiu o convite para ir para o Aspirante do MAC. Depois, passou para o time principal, jogando, também, por empréstimo, no Moto Clube durante o Brasileirinho de 1972.

Por que Treinador de Futebol? O conhecimento para o ex-atleta é muito importante, com essa moportunidade do curso em andamento. Podemos aproveitar com o conteúdo das matérias do esporte, exercer as atividades que complementam dentro da agremiação: como supervisor, gerente de futebol, da base, etc.

Sobre a atual fase do futebol maranhense: se considera um saudosista, pois Mem sua época haviam jogadores como Hamilton, Carlos Alberto, Toca, Faísca, Pelezinho, Riba, Djalma... agora, tem muita exportação, sem condições de atual, os dirigentes não valorizam a base.

JOSÉ DE RIBAMAR DO NASCIMENTO - NASCIMENTO

1954 nasceu em 1º de junho, em São José de Ribamar, no Bairro da Maiobinha, onde ainda reside. Filho de Elzita leitão Dinis nascimento e de João de Deus Cardoso Nascimento. Estudou do 1º ao 4º ano do primário no Colégio Estado do Mato Grosso, no Bairro Forquilha; o ginásio, do 5º ao 8º ano, estudou no CEMA; o 2º Grau concluiu no Colégio Henrique de LaRocque, formando-se em Técnico em Química.

1978 sua carreira de atleta profissional aconteceu por acaso, pois nunca teve  a intenção de se profissionalizar. Aos 24 anos de idade, foi convidado a disputar o Torneio Intermunicipal, por Barra do Corda-MA, destacando-se como vice artilheiro da competição, sendo, então, convidado a jogar profissionalmente pela S.E. Tupan; em seguida, foi contratado pelo Moto Club de São Luís; no ano seguinte, foi contratado pelo Expressinho, depois Imperatriz, de volta ao Tupan, e a seguir pelo América, de Morrinhos-GO; atuou pelo CRAC, de Catalão; pelo Mineiros, de Goiás; pelo Nacional de Uberaba-MG. E pelo Luziânia-GO. Considera que sua contribuição para o futebol foi excelente, tanto em São Luis, como em Goiás, e Minas Gerais. Sempre foi um mgrande atleta, sempre comprometido com sua profissão, encerrando a carreira sem causar nenhum problema.

JUVENAL MARINHO DOS PASSOS – JUCA BALEIA[1]

1959 nasceu em 03 de maio, em São Luis-MA, filho de José Pedro Roland dos Passos e de Euzébia Marinho dos Passos. Estudou no Colégio Josué Montello, no Sacavém; depois mudou para a Cohab e estudou no Colégio Julio de Mesquita, onde fez o primário, e começou seu percurso no futebol, montando um time na escola, e jogava como centroavante. Quando foi para o Colégio de São Luis, passou a ju9gar futebol de salão e, depois quando entrou no 2o grau no ‘Coelho Neto’, passou a jogar Handebol e Voleibol; o futebol, jogava em time do bairro da Cohab, o Olaria Atlético Clube, cujo técnico era Arias Barros. Começou como centroavante e, um dia, na falta de um goleiro, ocupou a posição, tornando-se campeão e daí, nuca mais saiu do gol. Hoje, é formado em Educação Física

1979 foi chamado para jogar no Sampaio Correia, juvenil na época, sagrando-se tricampeão maranhense, iniciando sua carreira no futebol. Do Sampaio, foi para o Expressinho (1979/82), onde jogou por três anos, sendo considerado o melhor do ano, na época, e revelação do primeiro ano; nesse periodo jogou também pelo Bacabal E.C.. 1983 foi para a equipe do MAC, onde ficou por 8 anos, sendo melhor do ano, e seleção maranhense. 1989 passa pelo Tupan. 1990/92 volta para o Sampaio, conseguindo um tricampeonato, e enfrenta os times da Seleção Carioca, Vasco da Gama, Palmeiras, jogando pela Copa do Brasil. 2001 aposenta as luvas, chegando a trabalhar como caminhoneiro. Atualmente, ganha a vida como professor de escolinha de futebol. Presidiu a AGAP-MA.

Oliveira Ramos publicou: Nossa Gente 4- Todos no Mesmo Pódio: Juca Baleia; Por José de Oliveira Ramos[2], no Blog do Leopoldo Vaz, domingo, 17 de abril de 2016 às 11:00[3]

 Juca Baleia

Os mais antigos certamente lembram de alguns jogadores que ajudaram a ganhar jogos, defendendo a meta. Passaríamos alguns minutos enumerando e apontando Lev Yashin, Gordon Banks, Mazurkiewicz (mais precisamente, Ladislao Mazurkiewicz Iglesias) que acabou ficando muito famoso pelo gol que defendeu sem tocar na bola, Garcia, Manga e tantos outros.

Pois, quem conheceu Manga e o viu defendendo as camisas do Sport Recife, Botafogo, Internacional e seleção brasileira, vai lembrar de fotos das mãos do goleiro pernambucano, que tinham os dez dedos quebrados e tortos em defesa dos times que vestiu a camisa.

 É cultural entre nós, imaginar que goleiro precisa ter próximo de 2 metros de altura – Lunga, excelente goleiro pernambucano que defendeu o MAC, era baixinho! – para ser um bom goleiro. É cultural entre nós, a galhofa de dizer que, “goleiro é doido ou bicha”.

 Pois eu conheço um que, mesmo sendo goleiro, nem é doido nem é bicha. Com certeza está pousando sentado no muro. Hoje rendemos homenagem a esse sujeito que virou lenda no futebol maranhense defendendo inclusive times como o Tupan, mas também se tornou lenda no futebol brasileiro vestindo as camisas do Sampaio Corrêa e do Maranhão Atlético Clube.

Juvenal Marinho dos Passos é o nome dessa lenda. Nascido no dia 3 de maio de 1959 – vai completar 57 anos no início do próximo mês – em São Luís do ventre de dona Euzébia Marinho dos Passos e tendo como pai José Pedro Roland dos Passos.

 Para quem ainda não sabe e vê no Juca apenas aquele “gordo e ocupador de espaço”, o mais famoso goleiro maranhense (segundo Milton Neves) começou ainda menino, como atacante. De tanto fazer faltas nos zagueiros, numa necessidade foi atuar improvisado como goleiro. Ficou, tomou conta dos 7,32 metros e de lá nunca mais saiu. Defendeu primeiro o Olaria, do bairro da Cohab, que adotou para crescer e se tornar conhecido.

 Defendeu a base do Sampaio Corrêa, mas jogou também no Expressinho, time que representou a Cohab por anos e utilizou o Fecurão (Estádio Ananias Silva). Defendeu ainda o Tupan, o Bacabal e o MAC, mas foi no Sampaio que atingiu o ápice da carreira e ganhou reconhecimento.

 Quem vê Juca Baleia com esse corpanzil, não tem noção da figura humana que é o querido “Mão de quiabo” (só eu estou autorizado a dizer isso!). Foi presidente do Departamento Autônomo da Cohab e ajudou a alavancar o futebol do bairro. Mudou para a Cidade Operária e, mais uma vez lá estava o Juca trabalhando pelo futebol daquele conglomerado urbano.

É um dos nomes fortes que disputam o Campeonato da AABB e até atua como Técnico, orientado a meninada do Bradesco.

 Como se tudo isso não fosse suficiente, Juvenal Marinho dos Passos cumpriu recentemente mandato como Presidente da AGAP/MA e atualmente é Comentarista esportivo numa emissora de São Luís.

JOSÉ DE RIBAMAR PINHEIRO – PEU, PINHEIRO

1961 - Nasceu em São Bento-MA, em 02 de novembro, filho de Faustino Anastácio Pinheiro e Maria José Pinheiro. Tem Licenciatura Plena em Educação Física – UniCEUMA -, e Pósgraduado em Treinamento Esportivo – Faculdade Pitágoras/FAMA.

1976 Quando começou a jogar futebol era chamado de “Peu” pelos colegas, assim como já o chamavam de “Pinheiro”. Quando garoto, jogava bola no asfalto, faziam as travinhas e os peladeiros jogavam 3 x 3; Aos 15 anos (por volta de 1976) jogava nas salinas do bairro onde morava, Bom Milagre. Quando a família mudou-se para o Sá Viana, passa a jogar nas salinas daquele bairro, perto de sua casa. Pela manhã, ia para a escola; pela tarde, para as salinas jogar bola. As ‘peladas’ em muito boas, por isso foi se desenvolvendo no futebol, começando a jogar nos times do bairro. Jogou em uma escolinha do bairro, Deja´s, junto com outros garotos bons de bola, como Fuzué, Chita, Hélio, Raimundinho do Coroado.  

1979 sua família retorna para o Bom Milagre. Toma conhecimento de iria haver uma ‘peneira’ no Estádio Santa Izabel, então sede do Vitória do Mar; fez os testes para jogar nos juniores, nas categorias de base do Vitória do Mar. Haviam 200 garotos inscritos e somente 26 foram selecionados, e como se saiu bem, estava entre os 26. Treinando e jogando nas categorias de base, foi chamado para a Seleção Maranhense. Aos 18 anos de idade, fora convidado para o time principal, profissionalizando-se. Jogava como médio volante, mas tinha facilidade de jogar pela lateral direita e de zagueiro, um verdadeiro coringa, com uma marcação muito boa, com saída de passe também boa. Em 1981, é transferido para um time médio a Sociedade Esportiva Tupan. O Tupan fez um grande time naquele ano, dirigido por Pedro Duarte, treinador que gostava muito do futebol maranhense, revelando grandes jogadores: Janio (atual presidente da AGAP-MA), Osvaldo, Dirceu, Gaspar, Malicia, Dicó, Airton Aires, dentre outros. Tornou-se campeão da Taça Cidade de São Luis, Vicecampeão maranhense. Pinheiro ficou dois anos no Tupan, quando em 1983 se transferiu para o Boa Vontade. Conseguira um emprego de dia e à noite ia treinar no Parque do Bom Menino, pois era lá que o Boa Vontade treinava. Jogou por cinco anos nessa equipe, conseguindo a reversão do profissional para o amador, indo disputar o campeonato anilense, da Cohab.

Por ter se dedicado ao futebol, e sido atleta profissional, conseguiu um emprego nas Escolinhas de Futebol da então FUMDEL (hoje SEMDEL). Tendo passado a atuar como treinador de futebol das escolinhas de futebol mantidas pelo Município, pensou em voltar aos estudos, para melhor desempenhar a função, graduando-se em Educação Física, e depois fazendo uma Especialização em Treinamento esportivo. Com a graduação, passou a exercer outras funções, como treinador de Futsal, depois de Voleibol – Projeto Viva Voley - e, por ultimo, passa a trabalhar com o grupo de terceira idade – Projeto São Luís Saudável. Ao mesmo tempo, trabalhava com as divisões de base, sagrando-se campeão por Chapadinha, em 2004 e em 2007 pelo Internacional da Vila palmeira, no Sub-17; campeão nos anos de 2010 e 2011 pela categoria Sub-20, tanto como treinador, como preparador físico.

Para se manter atualizado, continua estudando e fazendo cursos de capacitação. Considera o curso de formação de treinadores importante, pois só tem a progredir na carreira. Ao falar do futebol maranhense atual, considera que está faltando organização, primeiro, na federação, e nos próprios clubes, por falta de estrutura. Após tecer algumas considerações sobre os três grandes clubes de nosso estado, Sampaio, Moto e Maranhão, lembra que é necessário que seus dirigentes tenham consciência de manter/montar as Categorias de Base, para daí surgirem os grandes jogadores de tanto se necessita, pois sua experiência de vida, surgindo nessas escolinhas, e como treinador na mesma, descobriu alguns talentos, como Mimica, Ray, Joberth...

OSVALDO MONTEIRO

1963 nasceu em São Luis, no dia 12 de dezembro de 1963. Estudou na C. E. Força Aérea brasileira (São Cristovão), Escola São Jose, e CEM Colho Neto, onde concluiu o 2º grau.

Inicia sua trajetória nas peladas dos bairros da capital, em seguida participando de Campeonatos Estudantis e sendo convocado para a Seleção Maranhense, tanto estudantil, quanto os Juniores. Foi levado para a equipe de Juniorers do Internacional de Porto Alegre – RS, sendo campeão gaucho da categoria. Após a passagem pelo Inter, retorna à São Luis, contratado pelo Tupan, sendo vice artilheiro do Campeonato profissional. No ano seguinte, é comprado pelo Moto Club, um ano e meio depois, vai para Portugal, assinado contrato com o Nacional, da Ilha da madeira, ficando lá por uma temporada. Retorna à São Luis, contratado por quatro meses pelo Vitória do Mar. Retorna à Europa, precisamente na França, onde disputou o Campeonato da 2ª Divisão, iniciando suas andanças por vários países. Jogou na Turquia, Bélgica, Yugoslávia, Marrocos, Israel, estados Unidos... Depois de nove anos, retorna ao Brasil, indo jogar no Sampaio. Depois que parou, seguiu a carreira de treinador, trabalhando como auxiliar no Expressinho, dirigiu o Boa Vontade, São José de Ribamar, e categorias de base, como Uberlândia (MG), Sampaio Correia, ocasião em que dirigiu a categoria principal por três vezes, e também Escolinhas de Futebol. Hoje trabalha como treinador das equipes da OAB.

José Ribamar Santos Jacintho Abreu

1963  Nascido em São Vicente de Ferre – MA. Pai: Afonso Gomes Abreu; Mãe: Conceição de Maria S. J. Abreu.

1992 Funcionário Estadual concursado e nomeado pela Sec. De Educação do Maranhão, como professor III.

Professor Ed. Física formado graduado em Ed. Física na Faculdade Uni-Ceuma – MA. Fez ainda: 2003 Curso Teoria do Treinamento Desportivo promovido  Gerencia de Estado de Esporte e Lazer (GESP), Professor Neiton Salvador Alfano Moura. 2005 Curso de Treinador na SITREPFES (Sindicato dos Treinadores Profissionais de Futebol do Estado de São Paulo. 2007 III Clínica de Arbitragem Eletrobrás Nível I, promovido Confederação Brasileira de Basketball, professor Geraldo Fontana -Arbitro (Fiba). 2008 II Simpósio Multidisciplinar Saúde do Idoso, Coordenador Sebastião Coqueiro;  Futsal – iniciação ao treinamento,  professor Marcio Cunha. 1º Curso de Férias de Ed. Física na interiorização (Futebol), promovido Departamento de Ed. Física da UFMA (PREXAE). 2009 Curso Natação – Uniceuma – Aprendizado e aprimoramento, professor Maurício Cunha.  2011 - Educação Física e o ENEM (o conhecimento das praticas corporais), promovido pelo grupo Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física Universidade Federaldo Maranhão Centro de Ciências Biológicas da Saúde em 2011

Ex-jogador de Futebol, começou nas categorias de base: Mesquita FC Rio de Janeiro; Bangu Rio de Janeiro 1981 a 1984. Clubes que jogou: Sampaio Correia – 1984 a 1987; Moto Club: 1988 a 1989; S.E. Tupam - 1989 a 1999; Bacabal E. C.        – 1999 a 1996; Coroatá E.C – 1997.

Treinador de Futebol - treinou times de Intermunicipais do Estado, pelas cidades de: S. VicenteVice-campeão do Intermunicipal– 2001; Campeão do Corão da Baixada, por São João Batista – 2002

2006 trabalhou como preparador físico nas categorias do Maranhão Atlético Club –2009 a 2011 Nas categorias de base do Sampaio Correia. Assumiu alguns jogos do Juniores do Sampaio Correia no interior do Estado

Sobre o Futebol Maranhense, como torcedor acha um pouco atrasado diante de outros estados, em termo de organização, patrocinadores, campos e acessibilidade ao Estado são diretores aproveitadores do futebol só para si promoverem e o futebol fica em último plano. Clubes que não investem em categoria de base através de atletas da casa e que poderia sair atletas do clube e dar lucro aos clubes. Dar espaço aos professores da casado Maranhão, professores, ex-jogadores que não são valorizados não dão oportunidade. Diretores e funcionários dos grandes clubes que não sabe o que é futebol, nunca jogaram futebol mas estão no futebol maranhense para explorar o nosso futebol. Não contribuem para o futebol maranhense, só tiram e não colocam nada de bom para o futebol isso vem de vários anos e continua a mesma coisa. Talvez a imprensa quando se interessar e fazer um trabalho valorizando nós profissionais maranhense, divulgando e colocando pessoas que amam o esporte para trabalharem nos órgãos públicos esportivo empregando realmente quem sabe, quem conhece e quem foi atleta e que ama mesmo o esporte, assim poderemos chegar a algum lugar a algo positivo no esporte maranhense.

CARLOS SOUSA FERNANDES AZEVEDO

1964 nasceu em 21 de março em São Luís-MA, filho de Américo Azevedo e Maria dos Remédios Azevedo.

1983 Iniciou sua vida como jogador profissional na Sociedade Esportiva Tupan, onde jogou até 1988; naquele ano de 83, disputou o Campeonato Brasileiros de Juniores, pela seleção maranhense; 1988/89 disputou o Campeonato Maranhense pelo Vitória do Mar. Tendo abandonado o futebol profissional, passou a disputar o Torneio Intermunicipal durante os cinco anos seguintes.

MOACIR SANTOS COSTA – MOACIR

1964 nasceu em 27 de novembro, na Maternidade Benedito Leite, na cidade de São Luís-MA, filho de Ursulina Santos Costa e Marcelino Assunção Costa. Estudou na Escola Felipe Conduru do 1º ao 4º ano, e do 5º ao 8º ano no Evangelsta Rodrigueiro, terminando o 2º grau no Telecurso.

1979 Se interessou pela bola quando a sede do Moto Clube se mudou para o São Cristovão; foi ai que decidiu ser jogador de futebol, participando do Juvenil, e depois para o Juniores, como eram chamados as categorias de base. Depois de dois anos (1981) passou para o profissional, atuando até 1992, participando do elenco do Moto e de outras equipes daqui de São Luis e de fora, como Fortaleza e Goiás. Aposentou-se em 1999, sendo seu ultimo clube o Açailandia, o treinador era Caio, ex-campeão do mundo pelo Grêmio.

LUIS CARLOS LIMA

1964 nasceu em 17 de dezembro, na cidade de Rosário-MA, filho de José Maria Lima e de Escolástica. Iniciou seus estudos no Paulo Ramos, onde fez o primário; em seguida no Raimundo João Saldanha, onde concluiu o Ginásio, ambos na cidade de Rosário-MA. 1982/1984 Mudou-se para São Luis-MA, indo estudar na Escola Agrotécnica federal de São Luis, concluindo o Curso Técnico em Agropecuária.

Começou sua carreira no futebol em sua cidade natal, numa equipe chamada Sociedade Esportiva Filipinho, jogando na equipe de base. Mais tarde, aos 15 anos (1979) foi efetivado na equipe principal. Mais tarde, atuou pela Seleção de Rosário, disputando alguns campeonatos Intermunicipais. Na Escola Agrotécnica, já em São Luis, participou de jogos Escolares, quando foi convocado para a Seleção Maranhense de Juniores, para disputar o Campeonato brasileiro de Seleções, despertando, então, o interesse de equipes da Capital, sendo contratado pelo Sampaio Correia, no ano de 1985, sendo campeão maranhense naquele ano, fazendo o gol do título, e escolhido como atleta revelação. Conquistou, em seguida, os campeonatos de 1986/87/88 e os de 1990/91/92. 1994 encerra a carreira, em função de um acidente em um jogo Sampaio x MAC (1991), pelo Campeonato Brasileiro de Futebol, onde teve um traumatismo craniano, em uma disputa de bola com Zé João, do MAC, sofrendo duas paradas respiratórias.

Com o curso de formação de treinadores, pretende se qualificar, além de aumentar seus conhecimentos, para entrar no mercado de trabalho. Seu objetivo é conseguir um emprego, para melhorar suas condições de vida, sustentar a família, pois como renda tem só mo auxilio-acidente em função da ter abandonado o futebol por motivo de contusão.

ELSO LUIS COSTA FONSECA

1965 nasceu a 05 de setembro, numa ilha de Cururupu, de nome Caçacueira. Filho de pescadores e domestica, sendo pai Miguel Arcangelo Gomes da Fonseca Filho, e mãe Clenes Lemos Costa Fonseca. Viveu até os 11 anos de idade em Caçacieira, onde começou os estudos no Colégio Grupo Escolar Dr. Henrique de LaRoque. Caçaciera foi onde começou a dar os primeiros chutes na bola.

Na porta de sua casa faziam o campinho, sendo uma ilha a areia era fofa e servia muito bem para improvisar uma pelada. 1976 seus pais sentiram a necessidade de se retirar de Caçacueira, pois não queriam e Elso e seus outros irmãos tivessem a mesma profissão. Vieram morar com um tio, irmão de seu pai, em São Luis, na Rua da Cerâmica – João Paulo, onde até hoje mora, mas não na mesma casa. Chegando em São Luis foi matriculado no Grupo escolar Duique de Caxias, onde terminou o primário. O Ginásio fez na Escola José Sarney Costa. Morando no João Paulo, aos 12 anos, na época as ruas não eram asfaltadas, eram todas de piçarradas, e mesmo assim, quando chegava do colégio, lá pelas 5:30, Elso e outros vizinhos armavam uma pelada, ali mesmo na rua, e batiam uma peladinha até por volta das 7 horas, quando as mães – no seu caso, a tia - chamavam para banhar e jantar. Quando chegou, em 76, na rua existia um time com o nome de Ipiranga, que na época só os adultos jogavam; foi quando um morador antigo da rua, chamado Eloi, resolveu fazer um time de garotos para jogar contra os garotos das outras ruas. Esses jogos eram realizados no campo do Quartel do 24º BC 0- hoje BIL -, aos domingos pela manhã. Até então não tinha nome o time, era só o nome da rua, no caso, Cerâmica. Foi aí que começaram a dar um nome para esse time; como tinha flamenguistas, vascaínos, e tricolor (no caso, Elso), para ninguém ficar zangado resolveram colocar o nome de Palmeiras, pois na época o futebol de São Paulo não era bem aceito. Com a fundação do Palmeiras logo surgiram outros times no bairro, e isso fez com que pudessem ser realizados campeonatos.

Elso jogou Futebol de Salão por dois anos, pela Escola José Sarney Costa, onde fazia o curso ginasial, disputando os Jogos Escolares maranhenses – JEM´s. 1978 ouvindo um programa esportivo, na hora do almoço, tinha uma chamada do MAC, para garotos de 12 a 18 anos, para fazer uma peneira, atuar em suas categorias de base, na época chamadas de Dente-de-Leite, Infanto-Juvenil, e Juvenil. A peneira foi realizada em um sábado, com muitos garotos comparecendo, lá no Parque Valério Monteiro, no bairro da Cohama. E lá estava Elso. Quemk cuidava das categorias de base, na época, era o Dr. Jayron Guimarães, médico pediatra. Foi elequem fez a peneira, e Elso foi escolhido para defender a categoria dente-de-leite do MAC. Foi ai que começou sua carreira. Foi passando de categoria amadora até 1986, quando foi convocado para a Seleção Maranhense de Juniores, para disputar o campeonato brasileiro de Seleções, sendo a sede em São Luis, com a participação do Piauí, Pará e Amazonas, ficando o Maranhão em 2º lugar, fora da competição, pois apenas o campeão tinha vaga para a seqüência do campeonato. 1987 assinou seu primeiro contrato profissional, com o MAC; 1988 fez sua primeira viagem de avião, com o MAC, que fora convidado para uma excursão de 15 dias em Angola; lá fizeram quatro jogos, conseguindo um empate, duas vitórias e uma derrota. 1989 participa  de seu primeiro campeonato brasileiro, pelo MAC; em 1990, o segundo, e em 1991 o terceiro. 1992, depois de 15 anos, deixa o MAC para defender o Tupan; 1993 estava no Bacabal Esporte Clube; 1994 foi o ultimo ano contato com o profissional, na Caxiense, da cidade de Caxias-MA.

Hoje, trabalha com escolinhas de futebol, no João Paulo. Essa a razão de fazer o Curso de treinadores, para melhorar os seus conhecimentos e aprendizado, para melhor passar esse aprendizado para seus alunos.

HILTON SOARES LIMA FILHO – HILTINHO

1965 nasceu em 05 de junho, em Graça Aranha-MA, filho de  Hilton Soares Liuma e de Alaide Araujo Lima. Iniciou os estudos em um pequeno povoado do município de Graça Aranha, denominado Gavião. 1975 sua avó o levou para morar em Imperatriz-MA, onde estudou da 1ª à 4ª séries no Grupo Escolar Tocantins e da 5ª à 8ª séries no Colégio Evangélico Ebenezer. Recorda-se de duas professoras muito educadas, do Grupo Escolar Tocantins: Das neves e Maria das Graças. 1982 inicia sua carreira na equipe Juvenil do Tocantins Esporte Clube, da cidade de Imperatiz, então contava com 16 anos. 1983 sobe para o profissional para a disputa do Campeonato Maranhense, já que o Juvenil disputava o Campeonato amador e foi campeão e artilheiro da competição;  retorna a Graça Aranha, sua terra natal, onde inicia o 2º grau, não o terminando por motivos políticos, pois o mesmo foi extinto. Começa a carreira de jogador. 1984 já em Graça Aranha entrou na Segunda Divisão do campeonato maranhense, sendo contratado, naquele ano, pelo MAC, lembra da data: 11 de junho de 1984, quando se apresenta, para disputar o Campeonato Maranhense da 1ª Divisão; como ainda tinha idade de Juniores, sagrou-se bicampeão, dos anos 1984/85. 1986 passou em definitivo a integrar a equipe de profissionais do MAC. 1987 foi emprestado ao Vitória do Mar, equipe pequena de São Luis, onde foi artilheiro da equipe, com oito gols. 1988 retorna ao MAC, ficando até 1990, disputando competições estaduais e nacionais. Em uma dessas competições nacionais, Campeonato Brasileiro de 1990, se destaca, sendo contratado pelo CSA de Alagoas, tornando-se campeão alagoano do mesmo ano; e nesse mesmo ano retorna ao MAC  para a disputa do Brasileiro, no segundo semestre, mais uma vez se destacando e o MAC acertou com Rubilota, um empresário, sua ida para o River Plate, da Argentina, para fazer um teste. Estava tudo correndo bem, Daniel passarela já havia dito que seria contratado, quando teve uma lesão durante um treino, antes de assinar o contrato. Retornou ao Brasil – março de 1991, e em maio vai para a Bélgica, assinando com o Turnhout, equipe da 2ª Divisão belga, sendo, mais uma vez, acometido da mesma lesão, no púbis, retornando em outubro daquele ano à São Luis, vindo a se operar com o Dr. Cassas de Lima. 1992 assina com o Moto Clube; 1993 retorna ao MAC, com a equipe quebrando um jejum de 14 anos se títulos. 1994 retorna ao Moto ficando até 1995, quando é contratado pelo Bacabal Esporte Clube. 1996 está no Araguaina, do Tocantins, e no Codó – MA. 1997 retorna para o Araguaina; 1999 está no Ferroviário de São Luis, quando encerra a carreira.

ROSENILSON SILVA AMARAL – NENEM

1966 nasceu em 05 de novembro, na cidade de Olinda Nova-MA. Filho de Roosevelt Penha Amaral e Maria Irineia Silva Amaral.  Estudou no Colégio CIPE, dos professores Azevedo, Ferreira e Novaes; seu primeiro professor de educação física e de futebol de salão (futsal) foi Carlos Augusto Alves.

1974 Começou a praticar o futebol aos 8 anos de idade, ainda no povoado Coqueiro, em Olinda Nova. Seu pai, conhecido como Coxo, quando vinha à São Luís, levava para ele e seus irmãos uma bola, para jogar. 1975 aos 9 anos mudaram para São Luís, quando começou a jogar nas famosas peladas de rua e, por ainda ser criança, os adultos não ocolocavam para jogar na linha, somente no gol e a partir daí ‘pegou gosto’ de ser goleiro. 1978 aos 12 anos fez teste no Maranhão Atlético Club – MAC, sendo aprovado. Passou a jogar nas categorias de base de 1980 a 1990, quando se submeteu a duas cirurgias de menisco (1990). Nesse mesmo ano passou a jogar no PAC – Pinheiro Atlético Clube, da cidade de Pinheiro-Ma. 1991 transferiu-se para o BEC – Bacabal Esporte Clube -, da cidade de Bacabal, permanecendo por apenas 45 dias, transferindo-se a seguir para o Expressinho, conhecido como “Furacão da Cohab”, quando fez um excelente campeonato. 1992 foi contratado pelo Moto Clube de São Luís, onde jogou até 1993. 1994 não jogou, voltando em 1995, pela Seleção de Guimarães, por onde disputou o Torneio Intermunicipal de Seleções. 1996 estava novamente no BEC, onde sagrou-se campeão maranhense daquele ano.

Pensa ser, na carreira de treinador de futebol, um treinador organizado, disciplinador. E que o esporte é a melhor maneira de educar as crianças...

REGINALDO MENDES DOS SANTOS - REGINALDO

1966 nascido em 07 de setembro, na cidade de Anajatuba-MA, filho de Francisco de Assis dos Santos e Bernardina Vieira Santos. 1969 a família mudou para Miranda do Norte. Lá, estudou no Colégio Raimundo Abraão Bezerra, até o primeiro ano ginasial, concluindo este ciclo e o 2º grau no Liceu Maranhense, em São Luis.

Começou no futebol disputando partidas de futebol nos campeonatos interclasses. Campeonatos amadores, na cidade de Arari, Itapecuru e Bairro Vila Embratel, em São Luis. 1989 tornou-se profissional, jogando pelo Tupan. 1990/95 está defendendo o MAC, sendo campeão nos anos de 93/94/95. Jogou pelo Marcílio Luz-SC e pelo Fortaleza-CE. 1996/97 está no Ceará Sporting Clube, sagrando-se bicampeão cearense. 1997 Academia de Coimbra – Portugal.1998 Sampaio Correia-Ma, bicampeão maranhense e campeão da Copa Norte. 1999 volta para o ceará; 2000 Botafogo de Futebol e Regatas – RJ. 2001/2003 de volta ao Fortaleza Esporte Clube – CE, sendo bicampeão. 2004 submete-se a uma cirurgia de joelho; joga no ‘4 de Julho’ Esporte Clube – PI, Quixada, Limoeiro, Itapajé e 2006 Tiradentes-CE, já com 18 anos como profissional, encerrando sua carreira, aos 41 anos de idade.

ROGÉRIO COSTA JANSEN PEREIRA – ROGÉRIO JANSEN

1966 nasceu a 16 de dezembro, em Bacabal (?), filho de José de Ribamar Jansen Pereira e de Vicência Costa Jansen Pereira. Estudou até o 2º ano do primário, na escola União Artística e no colégio Municipal de Bacabal (1º ano) e no Colégio Leda Tagra (2º ano), ambos em Bacabal-MA.

Iniciou sua carreira de futebol a convite de um colega, para participar de um jogo amistoso na equipe amadora da cidade de Bacabal, chamada Internacional, do Sr. José Maria, equipe de garotos nas idades de 12 a 13 anos. Foi formada uma grande equipe, bem competitiva na época, em que se jogava o futebol por amor, prazer e alegria.

Em uma partida realizada pelo Campeonato Amador em Bacabal, o Sr. Araújo, dono da equipe do Americano, convidou um ‘olheiro’ para fazer uma avaliação em alguns garotos de sua equipe – era o Sr. Edgar, do Ferroviário do Ceará. Foi relacionado para fazer o teste em Fortaleza-CE na categoria de base do ferroviário, tendo a felicidade de ser escolhido pela Comissão Técnica. 1984 inica minha carreira, disputando o primeiro campeonato amador do Ceará, categoria Sub-20; no mesmo ano fui convocado para Seleção Cearense Sub-20, para disputar a Copa Nordeste. Feliz porque teve uma oportunidade já na equipe profissional do Ferroviário, profissionalizando-se; sua posição era centroavante, sendo  reserva de Luizinho da Arábia. 1987 retorna à bacabal, por conta de uma contusão; fez o tratamento e voltou ao futebol na equipe do Bacabal E.C, e Americano E.C. disputando o campeonato maranhense profissional e o Intermunicipal, no período de 1988 a 1992. 1992 através do Diretor de Futebol do MAC, recebeu convite para jogar em São Luis, assinando contrato em 03 de março como atleta de futebol profissional. 1994 teve outra contusão, séria, que o afastou dos campos, recebendo da Diretoria do MAC convite para assumir a equipe  Sub-20, iniciando sua carreira como treinador de futebol, tendo, no primeiro da nova função, conquistado o titulo de campeão. Foi, então, efetivado como treinador das categorias de base, onde conquistou vários títulos. 2000 assumiu a equipe profissional, para a disputa da Copa Norte e da Copa do Brasil, sendo, até hoje, o único treinador que passou para a 3ª fase da Copa do Brasil, com uma equipe maranhense. Ainda dirigiu a equipe do Miracema-TO, ficando em 3º lugar no geral; 2001 dirigiu a equipe do MAC, sagrando-se vicecampeão, perdendo o tutulo, daquele ano, para o Sampaio Correia. 2004 recebeu convite da AABB para montar a Escolinha e Futebol para os sócios, e trabalhando, também, como treinador de futebol socyte para várias associações no Maranhão, como OAB, AABB e CEF.

Hoje, empresário, tem uma empresa de prestação de serviços na área de futebol, na organização de campeonatos e torneios, e uma Escolinha de Futebol, na AABB, que se chama “Ecolinha de Futebol Menino de Ouro”.

HELIEZER SEREJO MATOS – HÉLIO MARANHENSE

1967 nasceu em São Luis-MA no dia 16 de setembro; filho de Balbino Matos e de Faustina Serejo Matos. Na infância, tinha objetivo de estudar e ajudar os pais, pois presenciava o sacrifício que faziam. O primário, fez no Colégio Camelia Costa Viveiros, onde teve uma boa base. O Ginásio, concluiu no Luis Viana, onde começou a praticar Atletismo, por conta de uma paixão por uma colega; anos mais tarde descobriu a importância que o atletismo teria em sua carreira. O 2º Grau fez no Arruda Martins, com muito sacrifício, em virtude dos horários de treiunamento coincidir com o horário do colégio.

Considera que sua vida no futebol é igual e diferente, ao mesmo tempo, de tantas outras. Desde quando se entende, tem paixão pelo futebol, a ponto de chorar copiosamente quando seus  pais não o deixavam que fosse assistir aos jogos do time do bairro, onde seu irmão jogava como goleiro. Sua iniciação se deu através dos jogos de travinha, na rua; depois passou para os campinhos de terra, até chegar a oportunidade de participar das categorias de base do Vitória do Mar, uma equipe pequena do futebol profissional de São Luis. Não teve um trabalho de base adequado, onde pudesse aprimorar todos os fundamentos, pois a falta de estrutura era tão grande que só tinham uma bola, mas, em contrapartida, tinham um treinador que os motivava bastante que, na realidade, o futebol maranhense naquela época era aquele, como dizia. Com dedicação e trabalho, conseguiu superar as dificuldades e começou a se destacar em todas as partidas. Em virtude de sua boa estatura e da qualidade técnica, foi protagonista de uma proeza: conseguiu jogar, em uma semana, no Infanto, no Juvenil, no juniores, e no Profissional!

1986 é negociado com um fazendeiro do interior do Maranhão, que doou seu passe para o Moto Clube, onde jogou por vários anos, conquistando títulos e vitórias significativas, sendo considerado, por váwrias vezes, o melhor jogador de sua posição – cabeça de área. 1994 é emprestado para o Clube do Remo – PA, conquistando o titulo de campeão paraense e o do Torneio Pará-Ceará. 1995 é vendido para o Paysandu do Pará, por onde disputou o brasileiro da 1ª Divisão, e provar para si mesmo que tinha condições de jogar em qualquer time do Brasil. Queixa-se de não ter uma pessoa para o assessorar fora do campo.

Quanto ao atual futebol, pensa que passa por um mal momento, parado no tempo, estacionando no quem se refere à evolução tática, pecando pela arrogância, e pela prepotência, por sermos por várias vezes os melhores do mundo, se acomodando. Quanto ao curso, que possa aumentar seus conhecimentos para implantar um trabalho e obter melhores resultados. Apesar de ter jogado por muitos anos, tem muito que aprender, para se tornar um profissional mais competente.

WELLINGTON CARLOS MELONIO DOS SANTOS – WELLINGTON

1970 nasceu em São Luis, a 08 de agosto, filho de Camilo Batista dos Santos e Maria Faustina Melônio. Tem três irmãos. Estudou até o 2º grau, na Escola Técnica Bacelar Portela.

Desde criança gostou de jogar bola; a professora perguntava o que queria ser e sempre respondia que seria jogador de futebol, seu sonho que conseguiu realizar. 1987 aos 17 anos foi fazer teste no MAC, era 17 de fevereiro; passou e ficou no clube até 1991, quando foi para a Bélgica, lá permanecendo por quatro anos; 1995 retorna ao Brasil, indo jogar no Guarani de Davinópolis-MG; 1996 está no Taubaté-SP, e nesse mesmo ano vem para o Sampaio; em 1998 passa a jogar pelo Esporte Clube Viana, Ca cidadde de Viana-MA; 1999 vai para o Matsubara, do Paraná; em 2000 está no  Asa, de Arapiraca-AL, retoprnando nesse mesmo ano pra o Sampaio Correia; 2001 está no Caxias, no Maranhão; e 2002 no 4 de Julho, no Piauí; 2003, no Imperatriz –MA; 2005 Castanhal, do Pará e a seguir vai para o Araguaina-TO; 2006 volta para o Asa, de Alagoas, onde encerra a carreira de futebolista profissional.

Sua expectativa, que tenha umn bom aprendizado e possa colcar em prática o que aprender. Quanto à atual fase do futebol maranhense, diz que é boa, principalmente a do Sampaio Correia.

ADEVALDO JOSÉ DE OLIVEIRA - VADO

1970 nasceu em 27 de abril, (Recife-PE ?)filho de Arlindo José de Oliveira e de  Eloine Rodrigues de Oliveira.

Iniciou sua visa no futebol através de seu pai, que todos os dias, ao chegar do trabalho, o levava para jogar na porta de casa. Adorava aquela prática, até porque, como diz, desde que se entende por gente sempre gostou de futebol. Estudou no mesmo colégio, do Jardim ao Ensino Médio, no Colégio Walt Disney, no Recife-PE. Seu envolvimento com o futebol iniciou aos 12 anos (1982), quando um vizinho de rua o convidou para disputar uma competição da igreja em que freqüentava, pedindo permissão para minha mãe, que me liberou. Lá foi e se tornou campeão, e melhor jogador da comretição, despertando a admiração e o interesse de algumas pessoas, aparecendo um convite para fazer parte da Escolinha do Sport Club do Recife. Dando, assim, o pontapé em sua carreira, passou por vários clubes, teve vários treinadores, conheceu várias culturas e muitas pessoas, conquistando muitos títulos e fez muitos amigos. Hoje, morando em São Luis há alguns anos, fazendo o Curso para ser treinador de futebol.

ISMAEL PEREIRA REIS – MAEL

1970 nasceu em 30 de setembro na cidade de Rosário-MA, filho dee Manoel de Jesus Reis e de Izabel Pereira reis. Com infância complicada, devido à uma paralisiaa infantil, que o deixou alguns anos sem andar. Com ajuda de familiares e de amigos da família, seus pais conseguiram o internar e, com promessas a São José de Ribamar, e devido a vários tratamentos, e à devoção ao santo, curou-se e passou a andar com as próprias pernas. Sua vida, a partir daí, mudou. Devido aos problemas de saúde, não passou pelo Jardim de Infância; seus pais o matricularam na Ecola Joaquim Santos. Quem conhecia sua história, se admirava, porque já começava a jogar suas peladas. Para um menino que mal conseguia andar, já era uma vitória. Saindo do primário, começou a estudar na Escola Raimundo João Saldanha (Colégio Monsenhor Madureira), lá concluindo os estudos.

Foi nesse período que começou a se destacar nos Jogos Escolares e, conseqüentemente, no futebol de sua cidade. Sempre acompanhou seu pai nos jogos de times locais; seus colegas não o deixavam jogar, pois era pequeno. 1987 é convocado para a Seleção de sua escola, começando a se destacar, levando a escola a resultado nunca alcançado nos JEMs. Logo em seguida, ainda na cidade de Rosário, foi convidado a jogar em um time local, o Esporte Clube Comercial; ficaram em segundo lugar naquela competição. 1988 é convocado para atuar na Seleção de Rosário, para disputa do Intermunicipal de Seleções. 1989 é convocdo novamente, iniciando sua carreira de jogador profissional. Chamado para integrar a equipe do Moto Clube, por alguns problemas não solucionados, acabou se transferindo para o MAC, onde ficou por um período, de 1990 a 1993. Antes do término de seu contrato (1993) foi negociado para o Clube Náutico Capibaride (PE), por onde jogou por duas temporadas, retornando para o Moto Clube em 1996. No Moto, ficou até o final daquele ano, sendo transferido, a seguir, para um clube tunisiano – Etoile – Tunísia. Lá, passou num ano, depois passando a jogar por vários clubes no Brasil: 1999: Paulista de Jundiaí; 2000: Clube do Remo e Tuna Luso – PA; transferido para o Ceará Sporting Clube-CE, e em seguida chamado para o Sampaio Correia; 2001: é comprado por um empresário que no transfere para o AL RAYAN, do Qatar. Voltando para o Brasil, em 2002 passa a jogar na Portuguesa Santista-SP, até 2005, quando passa pelo TEC – Tocantins Esporte Clube, encerrando a carreira como jogador profissional e iniciando a de treinador de futebol no J V Lideral-Ma, da cidade de Imperatriz. Como treinador, já atuou pelo JV Lideral, BEC, e Sabiá.

SILAS CÂMARA SILVA - SILINHAS

1973 nasceu em 28 de maio, na cidade de Bacabal-MA, filho de Francisco Cavalcante Silva e Delaildes Câmara Silva. Estudou nos Colégios Nossa Senhora dos Anjos; e Domingos Soeiro. Tem o ensino médio completo.

Iniciou no futebol de campo na escola, onde praticou também o Futsal. Com o tempo, passou a receber vários convites para jogar futebol em sua cidade, tendo participado de diversas competições, destacando-se na ponta esquerda. 1995 Depois de atuar no futebol amador, profissionalizou-se com a idade de 22 anos, atuando pelo Bacabal Esporte Clube, por dois anos, sagrando-se campeão maranhense de 1996.

Seu objetivo com o Curso é o de se qualificar para atuar como treinador. Quanto ao futebol maranhense atual, não é muito boa a situação, com os clubes negligenciados,  com o calendário não sendo bom para os atletas, jogando quatro meses e alguns ficam sem trabalhar o restante do ano.

WILLIAM MORAIS DOS PASSOS – WILLIAM

1976 nasceu em 25 de novembro, na cidade de São Luís-MA, filho de Valdeci Sousa dos Passos e de Maria do Socorro Costa Morais. É divorciado, tendo uma filha com Renata Mendes Pinto. 1979 iniciação sua educação infantil na Escola Alto Paraíso, no bairro da Alemanha; 1982 inicia o ensino fundamental na Escola Municipal Luis Viana, concluindo-o em 1990; 1991 inicia o ensino de segundo grau na C.E.M. Coelho Neto, concluindo-o em 1994. 2007 retoma os estudos, cursando o Técnico em Eletrotécnica no CEMP; 2010 começa o curso técnico em Segurança do trabalho, na FAMA. 2014 ingressa no curso de Licenciatura em Educação Física no UniCEUMA, onde cursa, atualmente, o 5º período.

1984 seu envolvimento com o futebol começa aos 8 anos de idade, nos campos de várzea do bairro da Alemanha; o campo era chamado de “Vacaria”, devido ao gado que era criando ao seu redor. Começa a jogar no “Guaranirzinho”, de Guazanir. As partidas entre o  Guaranirzinho e seu rival, o Flamengo, tinha a duração de 10 gols Ganhava, quem chegasse à esse placar primeiro. Esses dois times eram conhecidos no bairro, onde também morava o treinador das categorias de base do Sampaio Correia, Gil Babaçú, como era conhecido Gilmar Francisco. 1999 Gil Babaçu fez convite para que fosse para a escolinha do Sampaio Correia – estava com 15 anos de idade.; 2002, aos 18 anos, tornou-se profissional, jogando até aos 25 anos (2009). Em sua carreira passou pelo: 2001 Ituano-SP; 2002 - Maranhão Atlético Clube –MAC, e pelo Ceará-CE; 2003/2005 pelo Moto Clube de São Luís; 2006 estava no Santa Quitéria-MA, finalizando a carreira aos 30 anos.

Quanto ao Curso, pretende buscar conhecimento e capacidades, sempre, para poder desenvolver e transmitir esses conhecimentos. Falando sobre a atualidade do futebol maranhense, considera que, financeiramente e em termos de organização, está um degrau acima do passado, mas tendo que melhorar muito para alcançar seu espaço no cenário brasileiro. Quando se refere à questão financeira, fala dos salários, mais significante do que de décadas passadas. A organização de hoje, tem várias competições nas categorias de base, com dias certos de treinos e freqüentemente acompanhados pela comissão técnica do profissional, observando e até mesmo alguns atletas dessas categorias sendo bem remunerados, o que nas décadas passadas não havia. Conclue, que o futebol maranhense precisa de dirigentes com mais compromisso, com condições que os atletas das categorias de base sejam realmente aproveitados.

GERCIEL DA CRUZ ALENCAR – GERCIEL – FELEY - FELEIR

1976 nasceu em 11 de julho, (São Luis ?), filho de Narilda da Cruz Palácio e de Francisco Paulino de Alencar. Caçula de seis irmãos, sempre estudante de escola pública.

1987 aos 11 anos, morador da Vila Itamar, começou a despertar para o futebol. Foi da Escolinha de Futebol da Ponte preta, mas sem recursos para comprar um par de chuteiras ou mesmo pagar a passagem, muitas vezes foi andando para outros bairros disputar campeonatos. Apesar de todas as limitações e dificuldades financeiras, sempre foi um jogador diferenciado, e com alegria para jogar; com isso, despertou o interesse de um ‘olheiro’, que o levou para o MAC, para fazer uma ‘peneira’. De centenas de garotos que lá estavam, foi um dos quatro aprovados. No MAC teve destaque nas categorias de base como Feleir, chegando rápido ao profissional, com 15 anos  (1991). Sua estrela, mais uma vez, começava a brilhar; e num jogo amistopso – Marabelga x Fluminense – foi destaque e despertou o interesse do ‘tricolor carioca’, permanecendo por três anos. Com problemas internos no MAC – que o prejudicaram – teve que retornar, pois tinha o passe preso. Foi tricampeão maranhense pelo “Bode”, depois defendendo outros clubes menores e encerrando sua carreira de profissional jogando pelo Boa Vontade.

VALBSON CRUZ MORAIS – VALBSON

1977 nasceu em 12 de outubro (São Luis ?). Seu pai, Valbino Morais, conheceu sua mãe, Luzimar de Sousa Cruz, no bairro Santo Antonio; desse relacionamento nasceram cinco filhos.  Fez o maternal I e II na Escola Cirandinha, no bairro do Anil, o maternal III até a 5ª serie na Escola Lar de José “Domingos Perdigão”, e 6ª série no antigo CEMA, e as 7ª e 8ª na Unidade Escolar Luis Viana; o segundo grau, supletivo, na Escola Modelo Benedito Leite.

Desde criança já dormia com uma bola, em criança bincou com quase todos os esportes, mas a paixão mesmo foi o futebol. 1994 aos 16 anos foi levado para o Sampaio pelo hoje diretor Batista Oliveira para fazer um teste, permanecendo nessa equipe de 1994 a 2000, quando foi emprestado ao Ituano-SP; 2001 foi emprestado para o Fluminense-RJ; em 2003 foi para o Gloria, de vacaria-RS e, no mesmo ano, para o Joinville-SC. 2004 estava de volta ao Maranhão, jogando pelo mMoto Clube; em 2005, foi para o ASA, de Arapiuraca-AL; 2006 volta, para o santa Quitéria-MA, eindo para o River, do Piaui; 2007 já estava no abc, de natal-RN, 2008/2009 de volta ao Sampaio Correia, e nos anos 2010/2011 no IAPE- Ma. Atualmente, trabalha como vigilante, mas espera começar uma carreira de treinador, essa sua expectativa em relção ao curso.

MARCELO CLÁUDIO MENDES PEREIRA – MARCELO MENDES

1979 nasceu em 02 de março na cidade de São Vicente Ferrer-MA, filho de Manuel Faustino Pereira e Maria do Carmo Mendes Pereira, sexto de oito irmãos de seu pai com sua mãe; seu pai teve mais três filhos fora do casamento. Os pais já moravam em São Luis quando nasceu, por isso aos 20 dias de idade já estava na capital, morando no Bairro do Lira; depois mudaram-se para a Vila Passos, onde passou a infância e juventude. Estudou no Jardim de Infância Sofia Silva, o primário no Sousandrade, colégio da Vila do Lira, complementando o 1º grau e o 2º grau no Colégio Castro Alves, no Canto da Fabril.

O interesse pelo futebol começou cedo, influenciado pelos irmãos Luizinho e Maninho, que jogavam nos Juniores do Sampaio Correia Futebol Clube e Maranhão Atlético Clube – MAC. Os acompanhava nos treinos e jogos desses clubes e também em times amadores de bairros de São Luis, nos finais de semana, acompanhados por outro irmão, Roberto. Foi Roberto que o colocou para jogar em times de bairros. Quando foi passar uns tempos em São Vicente Ferrer, começou a jogar nos times de lá, e com isso foi parar na Seleção do município na disputa do Intermunicipal. Depois de jogar em vários times da região e seleções, retorna à São Luís, indo jogar pelo SIGLAM; 1977 disputava o Intermunicipal por Matinha, se destacando e convidado para o Guarany de Garibaldi-RS, para jogar nos Juniores. 1998 passa a jogar pelo Juventus, de São Paulo, se profissionalizando em 1999; permanece nessa equipe até 2001. 2002/2004 está no Ceará Sporting Club;   2004 no Joinville; 2005 no Campinense; 2006 no Rio Verde; 2006/2007 no Ferroviário e no Horizonte-CE; 2008 no Madureira; mesmo ano em que vem para o Sampaio, permanecendo até 2009; 2010 está de volta no Horizonte; passando em 2011 pelo Ferroviário e pelo São José; 2012 disputa novamente pelo Ferroviário e pelo Imperatriz; 2013 pelo Americano e pelo Boa Esporte-MG, onde encerrou sua carreira de jogador profissional

Pretende iniciar carreira de treinador. Por isso tem a maior expectativa em relação à esse Curso oferecido pela AGAP-MA, por que cada vez que se aprende, tudo melhora e facilita, haja vista que o conhecimento e as oportunidade de se fazer um curso desses é rara e a oportunidade para crescer na profissão de treinador, que é muito concorrida e, por isso, quanto mais você se qualificar, você fica à frente e com uma melhor capacitação.

Quanto à fase atual do futebol maranhense, diz que “faz um tempo que está na decrescente,  muito por causa do não investimento nas categorias de base, que antigamente éramos conhecidos por revelar jogadores, conhecidos como celeiro de cracks. Hoje, não se investe na base e a importação constante de jogadores fez com que o nosso futebol parasse no tempo. Enquanto os clubes não mudarem essa filosofia de trabalho, vamos ficar por muito tempo nessa dificuldade”

DIMAS TINOCO ROCHA – DIMAS

1979 nasceu a 22 de julho, em Rosário-MA. Filho de  João Mendes Rocha e Maria Marta Tinoco. Jardim de Infância no Profa. Maluides; logo após o ensino fundamental na Escola Dr. Paulo Ramos, e o 2º Grau na Escola Raimundo João Saldanha. Formado em Educação Física.

Iniciou-se no futebol em sua cidade natal, Rosário-MA, no clube amador Comercial Atlético Clube, com o Prof. Romildo. Logo após, vai para a Sociuedade Esportiva Fiulipinho, com o Prof. Luis Carlos, ex-atleta do Sampaio Correia. 1998 vem para São Luís, parafazer uma ‘peneira’ no time profissional do Sampaio Correia, para as categorias de base, peneira que durou três semanas de avaliuação, a maior peneira que tinha sido feita no Estado, com quase 1.000 garotos e, o avaliador, era Cabreira. Aprovado, iniciou sua carreira em um time profissional, com contrato de amador. Logo após, vai para o Moto Clube, ainda como amador. Disputou algumas competições pelo Moto Club, sob a direção de Baezinho. 1999 subiu para o time profissional, com o Prof. Vinicius Saldanha. Saldanha o incluiu na equipe profissional, dando-lhe a oportunidade de disputar seu primeiro campeonato profissional, no ano de 2000, onde teve a felicidade de ser campeão, com o Prof. Brasília, do Rio de janeiro. 2001 vai para o MAC, onde passou algum tempo, indo, logo após, para o time profissional de Chapadinha. Encerra a carreira profissional no estado de São Paulo, quando estava negociando sua ida para o Clube de São Caetano, onde teve que se submeter a três cirurgias no joelho, sem mais condições de voltar aos campos, conforme diagnosticou o dr. José Carlos do Amaral. Encerrou sua carreira de atleta profissional aos 28 anos, em 2006. Ao terminar a Faculdade de Educação Física, não abandionando o futebol, dedica-se às atividsades fora do campo de jogo, como Preparador Físico da Seleção de Rosário, sendo professor de educação física e coordenador de futebol do Municipio.

VALDEILSON COSTA LEAL - LEAL

1979 é o ano de seu nascimento. 2014 inicia sua vida no futebol. Quando aluno do ensino fundamental, realizado no Instituto Divina Pastora, ganha uma bolsa integral para o Colégio Dom Bosco do Maranhão, ainda na rua do Passeio, para jogar Basquetebol. Começa sua carreira esportiva como jogador de Basquete, jogando em alguns clubes de vários estados. Com o tempo, retorna à São Luis e vira treinador de basquetebol na Escola Aprovação, situada no centro de São Luis. Ao9 pesquisar o mercado, e vendo a deficiência das escolinhas de futebol, e ter irmão ex-profissional de futebol, sempre relatando que em nosso bairro (São Cristovão) não existia mais novos e bons jogadores, resolveu criar uma escola de formação de atletas, na modalidade de futebol de campo. 2014, no dia 15 de agosto, é criada a Escola de Futebol Leal Esporte Clube, iniciando os primeiros treinamentos no campo do Tocão, lá mesmo no são Cristovão. 2015, no mês de outubro, faz seu primeiro curso de formação para treinador de futebol, realizado pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF –obtendo a Licença “C”, sua primeira habilitação como treinador, para as categorias de base. No mês de março, aparece outra oportunidade, desta vez em São Luis-MA, para um Curso de Formação de Treinadores de Futebol, sob responsabilidade da AGAP-MA.

Diz ser sua perspectiva, dentro do futebol, profissionalizar-se como treinador habilitado em todas as licenças que a CBF oferece, assim como as licenças que a FIFA oferece, fazendo outros cursos, para se atualizar com as inovações no Futebol.

Tem como meta filiar seu clube, o leal Esporte Clube junto à FMF e, num prazo de quatro anos, fazer parte do quadro profissional do futebol maranhense.

Não tem experiência como jogador profissional de futebol, mas busca o conhecimento para melhor trabalhar em seu clube, buscando contatos com clubes por todo o Brasil.

Conhecido dentro do futebol como Leal, teve experiência como treinador de equipe feminina profissional, treinado o esporte Clube Viana-MA, em três jogos pelo Campeonato Brasileiro de Futebol – Brasileirão, jogando contra as equipes do Bahia, Rio de janeiro, e Pernambuco. Continua na mesma função, preparando a equipe do Sub-20 para o Brasileiro da Categoria.

CARLOS ADRIANO PEREIRA DA SILVA – ADRIANO

1986 nasceu em São Luis-MA, em 17 de janeiro, filho de Pedro da Silva Neto e Joana Pereira da Silva; irmão: Carlos Eduardo pereira da Silva (1981).

1994 iniciou a praticar o futebol nas ruas do Anil, quando tinha oito anos de idade, com o famoso jogo das travinhas. Nessa idde, freqüentava uma escolinha de futebol no campo do Nascente, onde permaneceu até os 13 anos de idade (1999). Nesse ano, passou na seleção para estudar na Fundação Nice Lobão (CINTRA), onde começou a treinar na equipe de futebol, visando a disputa dos Jogos Escolares Maranhenses – JEMs. Também começou a treinar na equipe do Praiano, do Bairro da Vila Palmeira, sendo campeão da Taça ‘Baixinho Bom de Bola’, no Futsal. O adversário foi a equipe do Colégio batista, do João Paulo. No Praiano ficou até os 14 anos. 2000 disputou o Campeonato Maranhense Sub-15 pela equipe do Internacional, da Vila Palmeira. 2001/2002/2003 jogou apenas pelas equipes do CINTRA, nas Seletivas para os JEMs, e nos JEMs. Depois, se dedicou apenas aos estudos, cursando Contabilidade na Faculdade Atenas Maranhense. 2010 foi aprovado no curso para soldado da PM, função que ocupa hoje. 2013 foi aprovado no vestibular para o Curso de Educação Física, da UFMA, curso que sempre pretendeu fazer. Seu retorno ao Futebol aconteceu na filial da Escolinha do Grêmio, localizada no bairro do Vinhais, cujo responsável é o Sr. Marcos. Hoje, faz estágio no MAC, sendo auxiliar do Prof. Raimundo. Faz parte do projeto Universidade Olimpica da UFMA, na modalidade Futsal, treinador das equipes Sub-17 e Sub-20.

CLÁUDIO HENRIQUE F. LIMA

Nasceu em São Luis-MA, filho de Célio Matos Furtado Rodrigues e de Maria de Lurdes Ferreira Lima. Estudou nas escolas João de Deus; CEMA Alberto de Campos, na Kennedy, Sadock Costa e Colégio Fernando Perdigão.

Começou nas peladas de terrenos baldios e no asfalto de piche de rua. Seu primeiro time foi o Corinthians, do bairro de Fátima, aos 13 anos. Logo depois foi para o Moto Clube, categoria de base, no Juvenil, com Baezinho como técnico, passando para o Junior do Expressinho, sendo Carioca o técnico. Jogou no MAC, sendo técnico na época Rogerio Jansen. Iniciou-se no futebol por causa de seu pai, Célio Rodrigues, de quem acompanhou pouco a trajetória como jogador, pois encerrou sua carreira ainda na década de 1980, quando defendia o Vitória do Mar. Cláudio disputou o Campeonato de Juniores, e como profissional teve carreira curta, com boas oportunidades para sair do Maranhão, porém parou aos 24 anos, para trabalhar em outra profissão. Reiniciou o futebol já como treinador, em Paço do Lumiar, com crianças de 9 a 18 anos, com pouco material para , e sem o apoio da Prefeitura e outros órgãos.trabalhar.

 

[1] PASSOS, Juvenal Marinho dos. JUVENAL MARINHO DOS PASSOS “JUCA BALEIA”, E SUA TRAJETÓRIS NO FUTEBOL MARANHENSE. São Luis: UniCEUMA/Curso de Educação Física : 2011. Trabalho de conclusão de curso de licenciatura em educação física, do UniCEUMA, como requisito para obtenção do título de licenciado em educação física. Orientador: Carlos Izone de Carvalho.