Resumo

O vencer e o perder no esporte são frequentemente associados com preparação técnico/tática, estados psicológicos e com respostas hormonais. Visando um entendimento maior sobre as implicações comportamentais envolvendo vitória e derrota em esportes de combates, a presente revisão objetiva sistematizar um modelo teórico sobre os determinantes do vencer e perder no judô, para tal foi baseada em uma revisão bibliográfica nas ferramentas de buscas, Periódicos Capes e no Google Acadêmico. Foram consideradas publicações produzidas em um período de 10 anos, entretanto, algumas referências clássicas, anteriores a este período, também foram incluídas em função da pertinência com o tema. Inicialmente foram utilizados os descritores em inglês: winning and losing (vencer e perder); aggression (agressão); martial arts (artes marcias). A seguir tais descritores foram associados a outros descritores no intuito de ampliar a relação entre o ganhar e o perder com elementos ambientais, neuro-hormonais e comportamentais. Assim foram formadas três categorias de descritores: winning and losing/sports; aggression in sport; hormônio e judô. Foram adotados como critérios de inclusão: artigos científicos originais; estudos em modelos não humanos e com humanos; estudos em humanos envolvendo medidas de cortisol e testosterona; estudos envolvendo esportes de combate e medidas de cortisol e testosterona. Foram excluídos da revisão, artigos relacionados a questões politicas e sociais; artigos que envolvam patologias esportivas; artigos com indivíduos do sexo feminino (em função das variações hormonais). No total foram contemplados na presente revisão 85 artigos que atenderam a todos os critérios de inclusão e exclusão. A partir da análise dos resultados é possível inferir que o ganhar ou perder no esporte são homologos á competição por oportunidades de recursos em meio natural considerando que antecedentes evolutivos ou desenvolvimentais, modulados por circunstâncias internas e externas e que estão na dependência de efeitos cumulativos, de processos de aprendizagem e de atividade neuroendócrina.

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