Garimpando Memórias: Esporte, Lazer e Educação Física em Porto Alegre

Por: Berenice Machado Rolim, Giovanni Felipe Ernst Frizzo, Karine Dalsin, Leila Carneiro Mattos, Luanda dos Santos Dutra, Renato Daniel Trusz e .

IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Não há duvidas que as práticas corporais e esportivas configuram, hoje, um fenômeno cultural com grande abrangência e visibilidade no cenário mundial. E envolvem sujeitos em diferentes contextos culturais, seja como praticantes, seja como espectadores. Ainda que estas sejam práticas que adquiriram centralidade na vida moderna, há que referenciar que não são invenções do presente, mas possuem história. História feita pela ação de diferentes homens e mulheres que a seu tempo realizaram ações que consolidaram estas práticas influenciando, de certa forma, o que hoje vivenciamos. Entendendo a memória como a capacidade humana de reter fatos e experiências do passado o projeto "Garimpando memórias: esporte, lazer e educação fisica em Porto Alegre" pretende não apenas agrupar dados e experiências individuais mas,fundamentalmente, preservá-Ias e transmiti-Ias às novas gerações dada sua significação social. Recuperar histórias sobre o esporte, o lazer e a educação fisica significa, através de seus depoimentos, reconstruir histórias. Integrando as atividades desenvolvidas pelo Centro de Memória do Esporte da Escola de Educação Física, cuja principal função é recuperar, preservar e divulgar memórias referentes às práticas corporais e esportivas gaúchas e  brasileiras, este projeto apresenta os seguintes objetivos: a) Recuperar histórias referentes ao esporte, ao lazer, à dança e à educação fisica na cidade de Porto Alegre através depoimentos de pessoas; b) Organizar um acervo de história oral sobre os primórdios do esporte, do lazer, da dança e da educação fisica em Porto Alegre; c) Organizar um acervo visual através da gravação e posterior catalogação das entrevistas que serão realizadas em vídeo cassete; d) Reunir um banco de dados referente a temas relacionados com os primórdios das práticas corporais e esportivas na cidade de Porto Alegre. Tendo como eixo teórico-metodológico a história oral, este projeto pretende, a partir da coleta de depoimentos, disponibilizá-los para se constituírem como fontes primárias disponíveis a consulta. Seguindo os caminhos metodológicos necessários à contrução do acervo de memórias este projeto prevê a organização, construção e disponibilização deste acervo a partir dos seguintes procedimentos: l)Identificação das pessoas a serem contatadas para as entrevistas; 2) Elaboração de roteiros para cada entrevista; 3) Realização da entrevista; 4) Processamento da entrevista; 5)Assinatura, por parte do entrevistado, de um documento concedendo ao Centro de Memória do Esporte do Esporte da Escola de Educação Física a propriedade e os direitos autorais do depoimento de caráter histórico e documental; 6) Catalogação da entrevista conforme orientações específicas visando a organização do acervo de memórias; 7) Disponibilização para consulta. Atualmente temos 65 entrevistas realizadas e sendo que várias destas já estão disponíveis para consulta.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-ix-congresso-brasileiro-de-historia-do-esporte-lazer-e-educacao-fisica-chelef

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.