Gasto Energético e Volume Total de Atividade Física Durante a Prática de Jogos Eletrônicos Ativos

Por: Tiago Rosa de Souza.

81 páginas. 2017 02/10/2017

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Resumo

Objetivo – Comparar, em adultos, a atividade física avaliada por meio de acelerômetros posicionados em três pontos anatômicos distintos e determinar a correlação entre as estimativas do equivalente metabólico (METs) por acelerometria e por calorimetria indireta em diferentes jogos eletrônicos ativos (exergames). Participantes e Métodos – Estudo transversal, descritivo correlacional, com amostra não probabilística composta de adultos de ambos os sexos. Cada participante realizou uma sessão de exergames (Xbox 360, Kinecttm), composta de quatro jogos que simulavam modalidades esportivas: atletismo, boliche, boxe e vôlei de praia. Cada jogo teve duração de 10 minutos com intervalos de 5 minutos entre cada jogo. Os acelerômetros (ActiGraph® GT3XE-Plus) foram posicionados em três pontos anatômicos distintos (punho, quadril e tornozelo) para determinação dos valores de counts e METs. 

Endereço: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/187788/PGEF0481-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y

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