Gênero e Identidade no Futebol

Por: Gustavo Cerqueira Guimarães.

FuLia - v.2 - n.1 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O tema da seção Dossiê desta edição da revista FuLiA / UFMG é A performatividade do futebol na cultura: identidade e gênero, que propõe uma reflexão diversificada acerca da performance futebolística fora das quatro linhas em diálogo com o campo da linguagem e das ciências humanas.

Os artigos que compõem o dossiê resultaram do II Simpósio Internacional sobre Futebol, Linguagem, Artes, Cultura e Lazer, organizado pelo Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) e pelo Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FULIA), ambos da Universidade Federal de Minas Gerais, realizado entre os dias 08 e 10 de setembro de 2016, em Belo Horizonte, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG e no Museu do Mineirão.

O dossiê aqui apresentado foi motivado pela temática predominante dos artigos selecionados para publicação, que abordaram predominantemente questões relacionadas ao gênero e à identidade.

Contamos com artigos provenientes das áreas de Letras, Antropologia, Comunicação, História e Ciências Sociais, submetidos por pesquisadores brasileiros e argentinos, o que demonstra a importância da revista para promoção do intercâmbio das produções acerca dos estudos futebolísticos na América Latina.

Endereço: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/11973

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.